Presidente fez afirmação falsa em discurso
Reprodução
Presidente fez afirmação falsa em discurso

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta terça-feira (26), que o Brasil está prestes a se tornar um dos países que mais vacinaram no mundo contra a Covid-19. A informação, acompanhada do dado falso de que o país já e "o sexto país que mais vacinou", foi dada em discurso durante conferência promovida pelo Credit Suisse.

Diferentemente do que afirma o presidente, em termos absolutos, o Brasil surge apenas em 16º lugar, tendo vacinado pouco mais de 700 mil pessoas, segundo a plataforma desenvolvida pela Universidade de Oxford para acompanhar o avanço da vacinação no mundo.

Já em termos relativos, que considera a população de cada país e estima uma vacinação proporcional, o país que mais vacinou foi Israel. O Brasil, que até agora possui apenas 0,33% da população vacinada, aparece no fim da lista, sendo o o antepenúltimo país do ranking.

Até o momento, o País possui 12,8 milhões de de vacinas - entre as produzidas pela Sinovac e AstraZeneca - para imunizar a população contra a Covid-19. Na prática, os lotes correspondem a apenas 40% de cobertura para os grupos prioritários. Ou seja, se a quantidade de doses não aumentar, o Brasil sequer conseguirá passar para a segunda fase do plano de imunização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!