O montante de 4,5 milhões será entregue ainda na primeira quinzena de abril, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O montante de 4,5 milhões será entregue ainda na primeira quinzena de abril, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (30) que só estão garantidas, até agora, 4,5 milhões de doses da vacina CoronaVac em abril. O total previsto em cronograma da pasta é de 15,7 milhões para o mês.

Isso porque o Instituto Butantan avisou ao governo que depende ainda da chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é o ingrediente principal importado para a produção do imunizante, para assegurar as demais doses. Assim que a matéria-prima for obtida, o planejamento pode se confirmar.

O montante de 4,5 milhões será entregue ainda na primeira quinzena de abril, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana.

Ela afirmou, a secretários estaduais e municipais de Saúde, que representantes do Butantan não deram, em reunião com a pasta nesta terça-feira, uma previsão sobre a segunda quinzena do mês que vem.

— A nossa expectativa é que seria um quantitativo maior. Mas nesse alinhamento com o Butantã, hoje pela manhã, (ficou definido que) será 4,5 milhões de doses para a primeira quinzena (de abril).

Ela apresentou, ao falar da redução da CoronaVac ante o esperado, a previsão também de 20,9 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz para abril, incluindo também o dia 1º de maio. Neste caso também, há um pequena redução em relação ao cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde no último dia 23, que apontava 23,1 milhões de doses. Mas, sobre esse imunizante, Fontana não fez comentários em relação a uma possível diminuição no montante esperado.

Você viu?

Somando as doses esperadas de AstraZeneca/Fiocruz (20,9 milhões) e CoronaVac (4,5 milhões), as duas únicas já usadas no país, o total é de 25,4 milhões de doses previstas entre o início de abril e 1º de maio.

Com esse montante, será possível bater a meta estipulada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de um milhão de vacinados por dia, considerando os dias não úteis em que eventualmente os postos de vacinação não funcionam.

Secretários de Saúde afirmam que o país é capaz de vacinar 2,5 milhões de pessoas por dia. Para isso, basta haver vacinas. No cronograma do Ministério da Saúde, ainda há outros imunizantes previstos para abril, como Covaxin e Sputnik, que ainda não têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No caso da Covaxin, a Anvisa inclusive rejeitou nesta terça-feira dar o certificado de boas práticas ao laboratório indiano que fabrica o imunizante .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!