Ampola de CoronaVac
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Ampola de CoronaVac

A aplicação da 2ª dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, está suspensa em seis capitais brasileiras nesta terça-feira (4) por causa da falta do imunizante.

São elas: Belo Horizonte, Macapá, que também paralisou a 1ª dose da CoronaVac, Porto Alegre, Porto Velho, Recife e Teresina.

Já a aplicação da 2ª dose da vacina AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, é feita normalmente nas 27 capitais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a CoronaVac é a vacina contra Covid mais usada no Brasil atualmente, com 76,6% das doses aplicadas. Na segunda (3), 7 capitais estavam com a 2ª dose de CoronaVac suspensa. Belém e Campo Grande normalizaram a vacinação nesta terça. Mas, houve suspensão em Teresina.

Além das capitais, a suspensão de aplicação da 2ª dose da CoronaVac afeta outros municípios. No total, o problema acontece em cidades de ao menos 15 estados nesta terça.

Ao menos 25 cidades do estado de São Paulo já suspenderam a vacinação de 2ª dose em virtude da falta de vacinas desde sexta-feira (30).

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta terça-feira (4), que a falta de vacina para aplicação da segunda dose é resultado de um "erro de estratégia" das prefeituras, que não seguiram a recomendação de reservar os lotes para garantir a imunização completa dos públicos-alvo.

"É importante reforçar um erro de estratégia, que é o não seguimento das orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde. Em primeiro lugar, sempre mandávamos as doses separadas em primeira e segunda, e falávamos: "olha, guarde a segunda". Excepcionalmente, em 21 de março, o Ministério autorizou que a primeira e a segunda dose poderiam ser utilizadas. Excepcionalmente para aquele lote. As demais deveriam conservar a segunda dose. Foi isso que vários estados não fizeram e infelizmente alguns municípios", afirmou o secretário em entrevista à GloboNews nesta manhã.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!