Vacina contra Covid-19
Foto: Pixabay/Creative Commons
Vacina contra Covid-19

A Associação Médica Brasileira (AMB), por meio de seu Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19, divulgou recomendação nesta terça-feira (4) para que pessoas com asma grave, que já estão nos grupos prioritários do plano nacional de vacinação, mantenham seus medicamentos ao se imunizar. "Os imunobiológicos utilizados para a asma não alteram a resposta vacinal", destaca o informe da entidade.

A AMB destaca ainda que asmáticos leves a moderados podem aguardar a vacinação contra a Covid-19 de acordo com o recomendado para população em geral. Isso porque "não foram observados piores desfechos da Covid-19" neste grupo.

Você viu?

Já o grupo de pacientes com asma grave registra "piores desfechos, incluindo maior risco de morte intra-hospitalar". A AMB define como asma grave aquela que permanece não controlada com dose alta de corticoide inalatório e um ou mais medicamentos de controle (broncodilatadores de ação prolongada) ou o uso de corticoide oral ou ainda em uso de medicação imunobiológica (omalizumabe, mepolizumabe, benralizumabe ou dupilumabe).

No plano de vacinação do governo, o grupo da população com asma grave está descrito dentro da classificação da comorbidade "pneumopatias crônicas graves". Essa categoria inclui pessoas com "asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática)", além de outros problemas, como doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose cística.


O informe da AMB destaca ainda que "asmáticos, independentemente da gravidade, não têm contraindicação para a vacinação contra a Covid-19, exceto aqueles com história de alergia grave, incluindo anafilaxia a algum dos componentes das vacinas". Para esses casos, o paciente deve ser avaliado por um especialista para definição da melhor conduta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!