O Canadá é o primeiro país do mundo a estender o uso de vacinas contra Covid-19 para esta faixa etária
Foto: Agência Brasil
O Canadá é o primeiro país do mundo a estender o uso de vacinas contra Covid-19 para esta faixa etária

O Health Canada, órgão governamental equivalente a um Ministério da Saúde canadense, autorizou a vacina Pfizer/BioNTech contra Covid-19 para uso em adolescentes de 12 a 15 anos.

Como já havia aval do órgão para aplicação do imunizante a partir de 16 anos, na prática qualquer pessoa com mais de 12 anos pode receber sua dose. O Canadá é o primeiro país do mundo a estender o uso de vacinas contra Covid-19 para esta faixa etária.

“Esta é a primeira vacina autorizada no Canadá para a prevenção de Covid-19 em adolescentes e representa um marco significativo na luta do Canadá contra a pandemia”, disse a consultora médica chefe da Health Canada, Supriya Sharma, em transmissão na TV.

Em 10 de abril, a Pfizer/BionTech anunciou que sua vacina provou-se segura e eficaz em voluntários de 12 a 15 anos em um ensaio clínico realizado em março. Mais de 2.200 jovens participaram do estudo.

Você viu?

Desde o início da pandemia Covid-19, 20% dos casos ocorreram entre canadenses com menos de 19 anos, de acordo com Sharma.

“Embora as pessoas mais jovens tenham menos probabilidade de apresentar casos graves de COVID-19, ter acesso a uma vacina segura e eficaz ajudará a controlar a disseminação da doença para suas famílias e amigos - alguns dos quais podem estar em maior risco de complicações”, disse Sharma. " [Essa medida] também permitirá o retorno a uma vida mais normal para nossos filhos, que passaram por momentos tão difíceis no ano passado.”


Como todas as outras aprovações de uso emergencial de vacinas no país, a Pfizer/BioNTech deve manter a Health Canada atualizada com "informações adicionais" sobre a "eficácia e qualidade de segurança" do medicamento para garantir a avaliação de que benefícios superam os riscos.

Sharma disse que a pesquisa sobre a segurança das vacinas Covid-19 para crianças mais novas está em andamento agora. “A Pfizer sinalizou que pode apresentar à Health Canada um pedido para a faixa de 5 a 11 anos logo em setembro.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!