Primeiro é importante destacar que os Estados Unidos, nesta terça-feira (18), estão com 60% da população vacinada contra a Covid-19
Foto: Pixabay/Creative Commons
Primeiro é importante destacar que os Estados Unidos, nesta terça-feira (18), estão com 60% da população vacinada contra a Covid-19

Recentemente os Estados Unidos autorizaram que pessoas vacinadas andem sem máscaras nas ruas e estabelecimentos. Autoridades de saúde, no entanto, dizem que é preciso ter cautela. Mas, com a mudança nos EUA, ainda é necessário usar máscaras no Brasil?

Primeiro é importante destacar que os Estados Unidos, nesta terça-feira (18), estão com 60% da população vacinada contra a Covid-19. No Brasil, pouco mais de 18% receberam o imunizante e, por aqui, a orientação do Ministério da Saúde é de que as máscaras sejam mantidas mesmo em quem já tomou vacina.

Uso de máscara no Brasil é necessário

A questão de vacinas prevenirem pessoas de serem contaminadas ainda é discutida. É esperado que vacinas como a da Pfizer e a da Moderna, feitas à base de RNA e maioria nos EUA sejam mais eficazes na hora de impedir a propagação do vírus. Importante ressaltar que todas as vacinas contra a Covid-19 se mostraram eficazes em combater mortes e casos graves, mas algumas podem ser mais eficientes na hora de impedirem a infecção.

“Se você for vacinado, estamos dizendo que você está seguro, você pode tirar a máscara e não corre risco de doença grave ou hospitalização por causa do COVID-19”, disse a Dra. Rochelle Walensky, diretora do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA no anúncio. Apesar disso, as máscaras continuam obrigatória no transporte público e em locais como hospitais e prisões. E lembrando que, no Brasil, o uso de máscara é necessário.

A diretora do CDC diz que houve uma nova ciência nas últimas semanas que apoiou a flexibilização sobre máscaras e distanciamento social. Ela disse que há novas evidências de que as vacinas Covid-19 funcionam em ambientes do mundo real, são eficazes contra variantes do vírus e previnem a propagação do vírus. No entanto, Walensky destaca que o vírus é imprevisível e que essa recomendação pode mudar no futuro.

A decisão do CDC também recebeu críticas. Especialistas disseram que essa recomendação pode fazer as pessoas baixarem a guarda muito cedo e temem um novo aumento dos casos de Covid-19. Além dos EUA, outro país com vacinação alta, Israel, também tornou opcional o uso do equipamento de proteção. No Brasil, ainda é necessário usar máscara.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!