Os pesquisadores utilizaram uma tecnologia chamada de siRNA, ou RNA de pequena interferência
Foto: Reprodução
Os pesquisadores utilizaram uma tecnologia chamada de siRNA, ou RNA de pequena interferência

Uma equipe internacional de cientistas da Universidade de Griffith, na Austrália, e do centro de pesquisas americano City of Hope desenvolveu uma terapia antiviral experimental para tratar a Covid-19. Em testes com camundongos, o tratamento reduziu em 99,9% a carga viral nos pulmões dos animais. A pesquisa foi publicada na revista científica Molecular Therapy.

Os pesquisadores utilizaram uma tecnologia chamada de siRNA, ou RNA de pequena interferência, para atacar o genoma do vírus diretamente, impedindo sua replicação.

Em vídeo, o pesquisador Nigel McMillan, professor e diretor do Programa de Doenças Infecciosas e Imunologia da Universidade de Griffith, explica que essa é uma tecnologia que funciona com pequenos pedaços de RNA que podem se ligar especificamente ao genoma do vírus e essa ligação faz com que o genoma "não funcione mais" e as células o destruam.

— Os medicamentos de RNA precisam ser entregues em algo chamado de nanopartículas. Então nós injetamos na corrente sanguínea e as nanopartículas vão para os pulmões e se fundem nas células, entregando o RNA. O RNA busca o vírus e destrói seu genoma, então o vírus não pode mais se replicar — explica o pesquisador no vídeo de divulgação.

Ele acrescenta que o processo é "incrivelmente específico" apenas para o vírus, então as células normais não sofrem nenhum efeito colateral com o tratamento.

"O tratamento com siRNA específico para vírus reduz a carga viral em 99,9%. Essas nanopartículas furtivas podem ser entregues a uma ampla gama de células pulmonares e silenciar genes virais", afirmou McMillan, em nota.

Segundo o pesquisador, o uso da terapia em camundongos infectados com SARS-Cov-2 aumentou a sobrevivência dos animais. "Notavelmente, em sobreviventes tratados, nenhum vírus foi detectado nos pulmões", destacou McMillan.

Você viu?

Contra outros tipos de coronavírus

Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que formulações de nanopartículas de siRNA podem ser desenvolvidas como uma terapia para tratar pacientes com a Covid-19 e também poderiam ser utilizados contra outros tipos de coronavírus.

Kevin Morris, pesquisador da City of Hope e da Universidade de Griffith, afirmou que o tratamento foi desenvolvido para funcionar com todos os betacoronavírus: "Como o vírus SARS original (SARS-CoV-1), assim como SARS-CoV-2 e quaisquer novas variantes que possam surgir no futuro".

Produção econômica

Eles também afirmam que a produção das nanopartículas é "relativamente econômica".

"Também mostramos que essas nanopartículas são estáveis ​​a 4°C por 12 meses e em temperatura ambiente por mais de um mês, o que significa que este agente pode ser usado em ambientes com poucos recursos para tratar pacientes infectados", afirmou McMillan.

"Essas nanopartículas são escaláveis ​​e relativamente econômicas para produzir a granel", disse Morris. A terapia, no entanto, ainda precisa passar por mais etapas de testes antes de ser aprovada por órgãos reguladores de saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!