Mil doses de vacinas são perdidas após funcionário desligar refrigerador
Foto: Pixnio/Creative Commons
Mil doses de vacinas são perdidas após funcionário desligar refrigerador

O mundo corre para conseguir imunizantes suficientes contra a Covid-19. Mas, no Quirguistão, mil doses de vacinas foram perdidas após um funcionário desligar o refrigerador responsável por manter o produto gelado para carregar o celular na mesma tomada.

O caso aconteceu em uma unidade de saúde pública na cidade de Bisqueque, em abril, mas só foi divulgado agora.

O imunizante que estava armazenado na geladeira desligada era o Sputnik V, que fazia parte de um carregamento com 20 mil doses doadas pelo governo russo como parte de ajuda humanitária para os países da região.

Doses de vacinas perdidas

A demora para que o caso fosse divulgado gerou críticas ao governo da cidade. O ministro da Saúde do Quirguistão, Alimkadyr Beyshenaliyev, disse que o responsável pelas vacinas perdidas provavelmente foi um funcionário da manutenção, mas que o caso ainda é investigado.

“Se a culpa for de um dos funcionários, da senhora da limpeza, ou de outra pessoa, a clínica terá de responder financeiramente”, explicou.

A vacinação no país começou em março e, além da Sputnik V, também foi usada a vacina da chinesa Sinopharm. De acordo com a plataforma Our World In Data, a Universidade de Oxford, até o dia 11 de maio, apenas cerca de 0,6% da população estava vacinada com pelo menos uma dose.

Você viu?

Nesse momento, o Quirguistão enfrenta uma terceira onda da Covid-19. No total, mais de 100 mil casos e 1.735 mortes foram registradas, a população estimada é de 6,5 milhões de pessoas. Não foi divulgado se as doses de vacinas perdidas afetaram a imunização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!