Índice está em patamar mais elevado desde março
Isabella Carrari/Arquivo/Prefeitura de Santos
Índice está em patamar mais elevado desde março

O Brasil registrou, neste domingo (17), 55 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 675.408 o total de vidas perdidas no país para o coronavírus. A média móvel foi de 250 óbitos, acima de 200 pelo vigésimo dia consecutivo e a mais elevada desde março. O número é 17% maior que o cálculo de 14 dias atrás, o que demonstra tendência de alta.

Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

O país também registrou 13.065 novos casos de Covid-19, totalizando 33.296.780 infectados pelo coronavírus desde o começo da pandemia. Já a média móvel foi de 57.645 diagnósticos positivos. O número registrado é 1% maior que cálculo de duas semanas atrás, o que demonstra tendência de estabilidade.

Neste domingo, 21 unidades federativas divulgaram informações sobre casos e óbitos. Cinco estados não registraram mortes nas últimas 24 horas.

A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com a média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Vacinação

Com o avanço da vacinação, diversos estados vêm deixando de divulgar dados sobre a aplicação de vacinas nos finais de semana e feriados, tornando os dados imprecisos. Por esse motivo, o consórcio de veículos de imprensa passa a divulgar, nestes dias, apenas casos e mortes provocados pela Covid-19. Os números represados virão nos dias seguintes, geralmente, nas segundas e terças-feiras.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!