Os alimentos com calorias "negativas"

Eles ajudam a emagrecer porque contêm menos calorias do que as que o corpo gasta ao digeri-los. Saiba mais sobre esta matemática dos alimentos

iG São Paulo

A matemática da dieta dos pontos ganhou mais uma equação. A equipe do Vigilantes do Peso – grupo de apoio tradicional no Brasil e no mundo em auxiliar no processo de emagrecimento – fez as contas e descobriu as calorias negativas.

Veja: 40 dicas certeiras para emagrecer 2 quilos

São, segundo a entidade, os alimentos que não podem ser avaliados apenas pelas informações nutricionais. Eles até têm calorias, mas na hora em que os nutricionistas avaliam a quantidade de energia que o corpo gasta para digeri-los, estes produtos alimentícios acabam com calorias "zero".

Veja as fotos dos alimentos com calorias negativas

Vagem: saborosa, nutritiva e também uma importante aliada no combate à barriga saliente. Foto: Getty ImagesCranberry: ajuda a tratar infecções e também limpa o organismo. Aqui é mais fácil de achar sob a forma de suco. Foto: Getty ImagesEspinafre: rico em magnésio. Ajuda a desintoxicar o organismo. Foto: Getty ImagesMexerica: amplia a sensação de saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo. Foto: Getty ImagesAlface: é uma folha magra, presente em todas as dietas e contém lactuário, uma substância com efeito sedativo. Foto: Getty ImagesAbacaxi: ele queima gordura e ainda é anti-inflamatório. Foto: Getty ImagesPepino: além de ajudar no emagrecimento, ele também é considerado uma arma poderosa para deixar a barriga chapada. Foto: Getty ImagesLaranja: como é uma fruta cítrica, ajuda a emagrecer e protege contra infarto e AVC. Foto: Getty ImagesAipo: ingrediente cativo na dieta detox, ele não engorda, serve de petisco e também alivia o estresse. Foto: Getty ImagesMaçã: ela é de fácil digestão, amplia a saciedade e protege a memória. Foto: Getty ImagesRepolho: ingrediente da dieta dos países magros, ele ajuda na digestão, melhora a cicatrização e ainda emagrece. Foto: Getty ImagesAspargo: além de diurético (aumenta a eliminação de líquidos pela urina), é rico em ácido fólico e fibras. Foto: Getty ImagesCenoura: pobre em carboidrato, pode ser levada como lanche, ajuda no bronzeado e é magra. Foto: Getty ImagesBrócolis: versátil, vai com pratos quentes e frios. Pesquisas mostram que ele protege contra o câncer de pulmão e cólon. Foto: Getty ImagesBeterraba: além de ter um sabor adocicado, que ajuda a melhorar o humor, ela ajuda a limpar o organismo. Foto: Getty ImagesCouve-flor: além de não engordar, ela tem nutrientes que reforçam a imunidade do organismo. Foto: Getty ImagesAgrião: é um inibidor da fome fora de hora e também melhora sintomas de intoxicação, como a ressaca. Foto: Getty ImagesPimenta: tempero que faz a diferença no sabor e na dieta. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias de outros alimentos. Foto: Getty ImagesAbobrinha: ela está em todos os cardápios das dietas porque é desintoxicante. Foto: Getty Images


O iG Saúde conversou com as nutricionistas do Vigilantes para descobrir como funciona este novo modelo de contar calorias. A seguir, veja as respostas das especialistas Michelle Bento e Sônia Almeida às nossas dúvidas.

iG Saúde: A nova forma de olhar as calorias possibilita que as pessoas alcancem o velho sonho de comer mais e emagrecer?

Nutricionistas: O programa tira a preocupação das calorias para focar na escolha dos alimentos que levam a uma maior saciedade e que promovem o emagrecimento por requerem do corpo mais energia para serem digeridos. As melhores escolhas são os alimentos integrais ricos em fibras, carboidratos complexos e as carnes magras.

iG Saúde: Todas as frutas têm calorias zero? Até mesmo a banana e o abacate? Quais verduras e legumes também têm pontuação zero?

Nutricionistas: Sim, todas as frutas in natura têm zero pontos, inclusive a banana. As exceções são o abacate e o açaí por terem maior teor de gordura. Todas as verduras e legumes são considerados como zero e são os mais indicados para saciar por serem ricos em fibras.

iG Saúde: Com esta nova abordagem, quais exemplos de alimentos que antes eram temidos para quem queria emagrecer e agora são até indicados?

Nutricionistas: A carne vermelha, desde que magra, ganha espaço no novo programa. Isso porque ela é rica em proteína, um dos nutrientes que provoca um maior gasto de energia pelo organismo durante o processo de digestão. Mas de uma forma geral, o programa permite o consumo de qualquer tipo de alimento, embora seja importante priorizar as escolhas inteligentes.

iG Saúde: As carnes, inclusive as vermelhas, também foram revistas? Como ficou a pontuação?

Nutricionistas: A pontuação das carnes vai depender do tipo de corte, que tem influência no teor de gordura da carne. Isso significa que não basta escolher entre a carne de boi ou a carne de frango, é preciso ter atenção aos cortes que têm mais ou menos gorduras. A exemplo disso, um bife de100g de alcatra sem gordura grelhada tem 5 pontos, enquanto que uma coxa de frango de mesmo peso, sem a pele, tem 6 pontos. Mesmo retirando a pele, essa parte do frango contém mais gordura do que um bife.

iG Saúde: Como ficou a pontuação dos queijos? Os brancos continuam os mais indicados? E os amarelos?

Nutricionistas: Os queijos mais indicados são aqueles com menor taxa de gordura – os brancos contêm menor quantidade desse componente. Alguns, inclusive, são considerados alimentos plenos, como o queijo cottage e o minas frescal com 0% de gordura. Alimentos plenos são aqueles que têm mais fibras e menores quantidades de sódio, açúcar e gordura saturada, capazes de manter a saciedade por mais tempo.

Continue lendo

+ FOTOS: ALIMENTOS QUE AJUDAM A PERDER A BARRIGA

+FOTOS: ALIMENTOS QUE AJUDAM NA CONCENTRAÇÃO

+ FOTOS: ALIMENTOS QUE COMBATEM O ÁCIDO ÚRICO

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG