37% dos usuários de maconha são dependentes

Número é equivalente a 1% de toda a população masculina brasileira, mostrou levantamento feito por pesquisadores da Unifesp

iG São Paulo |

Getty Images
Maconha: pesquisa brasileira mostrou que quase 4 em cada 10 usuários são dependentes da droga

Um milhão e trezentas mil pessoas são dependentes de maconha no País, de acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado nesta quarta-feira (1).

Entre os adultos, a dependência atinge 37% dos usuários, enquanto que na adolescência esse número é menor: 10% são viciados.

Siga o iG Saúde no Twitter

O número é equivalente a 1% de toda a população masculina brasileira e a 40% de todos os usuários que relataram ter usado a droga no último ano (estimados em 3 milhões de pessoas) e a informação é semelhante à encontrada em outros países.

Para identificar o vício, os pesquisadores utilizaram parâmetros como ansiedade e preocupação em não ter a droga à disposição, sensação de perda de controle sobre o uso dela, dificuldades em ficar sem utilizá-la, bem como tentativas frustradas de parar de fumar maconha.

Saiba mais sobre o abuso de drogas na Enciclopédia da Saúde

Em relação a este último tema, aliás, o levantamento revelou que um terço dos usuários adultos já tentou parar de usar droga, mas não conseguiu. E 27% apresentaram sintomas de abstinência ao tentar parar – os mais frequentes são agitação, ansiedade, insônia e irritação.

Os principais efeitos da maconha são comportamentais, pois a droga atua no sistema nervoso central (SNC). A maconha se tornou popular porque traz sensação de alegria (euforia) e relaxamento, além de aumentar a percepção dos sentidos, como visão, audição e paladar, com o uso de doses pequenas a moderadas.

Leia também: Uso crônico de maconha afeta a química do cérebro

A droga, no entanto, tem efeitos colaterais negativos como casos de delírio grave, alucinações, redução da capacidade motora (como a utilizada ao dirigir) e da acuidade visual.

O levantamento identificou que cerca de 1,5 milhão de pessoas consomem maconha diariamente . Apontou ainda que 7% da população adulta – 8 milhões de pessoas com idade entre 18 e 59 anos – já experimentou a droga alguma vez. Só no último ano, 3 milhões de adultos fumaram maconha.

Leia mais notícias de saúde

    Leia tudo sobre: saúdedrogasmaconhadependênciauso de drogaspesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG