Poluição do ar mata 1,3 milhão ao ano

Conheça algumas doenças e condições geradas ou agravadas pelo ar poluído

iG São Paulo

O ar poluído é um dos mais graves riscos ambientais para a saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os químicos inalados com a fumaça, a fuligem e o ar poluído são os responsáveis diretos por cerca de 1,3 milhão de mortes ao ano em todo o mundo.

Siga o iG Saúde no Twitter

Além de aumentar os índices de infecções respiratórias, doenças cardíacas e câncer de pulmão – e também as taxas de mortalidade por estas doenças – a poluição pode gerar ou agravar uma série de outras enfermidades e condições. Conheça algumas delas:

Doenças cardíacas: o ar poluído gera alterações na pressão, um fator de risco para o coração. <a href="http://bit.ly/JqFqBV" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesCâncer de pulmão: estudo mostrou que quem vive em áreas poluídas tem 20% mais chance de ter a doença. <a href="http://bit.ly/vvhjd4" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesApendicite: as internações causadas por esta doença aumentam quando as pessoas são mais expostas à poluição. <a href="http://bit.ly/qQDBxV" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesInfertilidade masculina: gases tóxicos interferem na qualidade do sêmen, dificultando a fecundação do óvulo. <a href="http://bit.ly/PkpyRo" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesSinusite: o ar poluído que entra pelas narinas agrava a sinusite, irritando as mucosas. <a href="http://bit.ly/RatVnD" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesPele: as toxinas presentes no ar e em ambientes poluídos geram de doenças até o envelhecimento precoce. <a href="http://bit.ly/sKXD4X" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesBronquite: a poluição é um dos principais agentes agravantes desta doença. <a href="http://bit.ly/piQOqM" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesOlhos: agentes físicos e químicos presentes no ar podem afetar a saúde ocular, gerando irritações. <a href="http://bit.ly/MsmftZ" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesObesidade: pesquisas recentes mostram a poluição também pode contribuir para o excesso de peso. <a href="http://bit.ly/rfyxLE" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesAsma: poluição, poeiras industriais e fumaça irritam as vias aéreas, restringindo a passagem normal do ar. <a href="http://bit.ly/riwT4B" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesMorte fetal: pesquisa da USP mostrou que a poluição aumenta o risco de morte do bebê. <a href="http://bit.ly/fM6roc" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty ImagesAlergias: a exposição à poluição é um fator de risco para o desenvolvimento de alergias diversas <a href="http://bit.ly/pKjUfx" target=”_blank”>Leia mais</a>. Foto: Getty Images

Siga lendo notícias de saúde

Leia tudo sobre: saúdepoluiçãodoençasasmabronquitesinusitedoenças cardíacascâncerpulmão

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG