Minha Saúde

enhanced by Google
 

Hemorroidas

Compartilhar:
Conteúdo exclusivo para o iG no Brasil e usado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos

Foto: ADAM

Hemorroidas

Definição

Hemorroidas são veias inchadas e dolorosas na parte inferior do reto ou do ânus.

Causas, incidência e fatores de risco

Esta doença é muito comum, principalmente durante a gravidez e após o parto. As hemorroidas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus.

A pressão faz com que as veias se projetem para fora e expandam, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.

A causa mais comum é o esforço durante as evacuações. As hemorroidas podem resultar de constipação, infecções anais e ficar sentado por longos períodos.

Em alguns casos, elas podem ser causadas por outras doenças, como a cirrose hepática.

As hemorroidas internas ocorrem apenas dentro do ânus e na parte inicial do reto. As hemorroidas externas ocorrem na abertura anal e podem projetar-se para fora do ânus.

Sintomas

Os sintomas das hemorroidas incluem:

  • Prurido anal
  • Dor anal, principalmente enquanto se está sentado
  • Sangue vermelho vivo no papel higiênico, nas fezes ou no vaso sanitário
  • Dor ao evacuar
  • Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus

Exames e testes

Geralmente, o médico pode diagnosticar hemorroidas simplesmente examinando a região anal.

Se necessário, os exames que podem ajudar a diagnosticar o problema incluem:

  • Sangue oculto nas fezes (mostra a presença de sangue)
  • Sigmoidoscopia
  • Anoscopia

Tratamento

Cremes com corticoide de venda livre podem reduzir a dor e o inchaço. Os cremes para hemorroidas com lidocaína podem reduzir a dor. Loção feita da casca de hamamélis (aplicada com cotonetes) pode reduzir o prurido.

Outros passos para reduzir o prurido anal incluem:

  • Usar roupas íntimas de algodão
  • Evitar papel higiênico com perfume ou colorido
  • Evitar coçar a área

Foto: ADAM

Cirurgia de hemorroidas

Banhos de assento podem ajudá-lo a se sentir melhor. Sente-se em água morna por 10 a 15 minutos. Emolientes de fezes ajudam a reduzir o esforço e a constipação.

Para os casos em que não houver resposta a tratamentos caseiros, um cirurgião ou gastroenterologista poderá aplicar um tratamento com calor, chamado de coagulação infravermelha, para diminuir as hemorroidas internas. Isso pode ajudar a evitar a cirurgia.

A cirurgia que pode ser realizada para o tratamento de hemorroidas inclui ligadura elástica ou hemorroidectomia. Esses procedimentos geralmente são usados em pacientes com dor ou hemorragia grave que não responderam a outros tratamentos.

Evolução (prognóstico)

A maioria dos tratamentos é eficaz, mas, para prevenir a recorrência de hemorroidas, será necessário manter uma dieta com alto teor de fibras e ingerir líquidos em abundância.

Complicações

O sangue nas veias aumentadas pode formar coágulos e o tecido ao redor das hemorroidas pode secar. As hemorroidas com coágulos geralmente exigem remoção cirúrgica.

Também pode ocorrer hemorragia grave. A anemia por deficiência de ferro pode ser ocasionada pela perda prolongada de sangue. No entanto, não é comum ocorrer uma hemorragia significativa das hemorroidas.

Ligando para seu médico

Marque uma consulta com o médico caso os sintomas das hemorroidas não melhorem com o tratamento caseiro. Você também deve consultar caso apresente hemorragia retal. Talvez o médico precise verificar se há outras causas mais graves para a hemorragia, principalmente se você nunca tiver apresentado sangramento das hemorroidas anteriormente.

Ligue para 192 se a perda de sangue for significativa ou se você sentir vertigem, tontura ou fraqueza.

Prevenção

Evite esforço durante as evacuações. É possível ajudar a prevenir hemorroidas evitando a constipação. Ingira grande quantidade de líquidos, ao menos oito copos por dia. Mantenha uma dieta com alto teor de fibras de frutas, verduras e grãos integrais. Cogite o uso de suplementos de fibras.

Referências

American Gastroenterological Association medical position statement: Diagnosis and treatment of hemorrhoids. Gastroenterology. 2004 May;126(5):1461-2.

Feldman M, Friedman LS, Sleisenger MH. Sleisenger & Fordtran’s Gastrointestinal and Liver Disease. 7th ed. Philadelphia, Pa: Saunders; 2002.

Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, eds. Rosen’s Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 5th ed. St. Louis, Mo: Mosby; 2002.

Rakel P.Textbook of Family Practice. 6th ed. Philadelphia, Pa: Saunders; 2002.

Atualizado em 16/5/2011, por: Todd Eisner, MD, Private practice specializing in Gastroenterology, Boca Raton, FL. Clinical Instructor, Florida Atlantic University School of Medicine. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

Continue lendo

Dieta rica em fibras pode prolongar a vida
Frutas cítricas ajudam a emagrecer

 

Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Ver de novo