Minha Saúde

enhanced by Google
 

Tendinite

Compartilhar:
Conteúdo exclusivo para o iG no Brasil e usado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos

Foto: ADAM

Tendinite

Definição

A tendinite é a inflamação, lesão e inchaço de um tendão, que é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso. Em muitos casos, a tendinite (degeneração do tendão) também está presente.

Nomes alternativos

Tendinite calcificada; Tendinite bicipital

Causas, incidência e fatores de risco

A tendinite pode acontecer como um resultado de lesão, excesso de uso ou envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo a elasticidade. Também pode ser vista em pessoas com doenças sistêmicas, como artrite reumatoide ou diabetes.

Qualquer ação que coloque tensão repetitiva prolongada sobre os músculos do antebraço pode causar tendinite. O sintoma mais comum de tendinite é dor, fragilidade e aumento da dor com movimento.


A tendinite pode surgir em qualquer tendão, mas alguns locais mais frequentemente afetados incluem:

Sintomas

  • Dor e sensibilidade no tendão, geralmente perto de uma articulação
  • Dor à noite
  • Dor que piora com movimentos ou atividade

Exames e testes

O médico realizará um exame físico e buscará sinais de dor e sensibilidade quando o músculo ligado ao tendão é usado contra resistência. Existem testes específicos para cada tipo de tendão. O tendão pode ficar inflamado e a pele que o reveste pode ficar aquecida e avermelhada.

Tratamento

O objetivo do tratamento é aliviar a dor e reduzir a inflamação. Repouso ou imobilização dos tendões afetados é útil para a recuperação. Pode-se conseguir isso utilizando uma tala ou um suporte removível. A aplicação de calor ou frio na área afetada pode ajudar.

Foto: ADAM

Tendão versus ligamento

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina e ibuprofeno, também podem reduzir a dor e a inflamação. Injeções de esteroides na bainha do tendão podem ser muito úteis no controle da dor, permitindo a prática da fisioterapia.

Fisioterapia que alongue e fortaleça o músculo e o tendão é essencial. Isso pode restaurar a habilidade do tendão de funcionar corretamente, agilizar a cura e prevenir lesões futuras.

Raramente é necessária uma cirurgia para remover fisicamente o tecido inflamatório ao redor do tendão.

Evolução (prognóstico)

Os sintomas diminuem com tratamento e repouso. Se a lesão for causada por excesso de uso, uma mudança nos hábitos do trabalho pode ser indicada para prevenir a recorrência do problema.

Complicações

  • Inflamação de longa duração aumenta o risco de futuras lesões, como um rompimento
  • Os sintomas da tendinite retornam

Ligando para o médico

Agende uma consulta com seu médico caso surjam sintomas de tendinite.

Prevenção

  • Evite movimentos repetitivos e excesso de uso de braços e pernas
  • Mantenha todos os músculos fortes e flexíveis
  • Aqueça-se fazendo movimentos em um ritmo lento antes de iniciar uma atividade vigorosa

Referências

Choi L. Overuse injuries. In: DeLee JC, Drez D Jr, Miller MD, eds. DeLee and Drez’s Orthopaedic Sports Medicine. 3rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009:chap 14.

Shea K, Edmonds EW, Chambers H. Skeletal trauma in young athletes. In: Green NE, Swiontkowski MF, eds. Skeletal Trauma in Children. 4th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008:chap 20.

Todas as doenças
Ver de novo