Minha Saúde

enhanced by Google
 

Broncoscopia

Compartilhar:

O que é

Exame endoscópico das vias respiratórias que permite a visualização e a manipulação da cavidade nasal, da faringe, da laringe, das cordas vocais, da traqueia e da árvore brônquica (os dois canais que bifurcam da traqueia e se ramificam nos pulmões).

Para que serve

A broncoscopia serve para visualizar, remover ou colher material (células, amostras de tecido) dos brônquios. A principal utilidade deste exame é o diagnóstico de doenças infecciosas (principalmente tuberculose e doenças causadas por fungos) e neoplásicas (tumorais).

Como é feito

O exame é feito com sedação e, dependendo do caso, com anestesia geral. O médico pode introduzir o aparelho pelas fossas nasais (buracos do nariz), pela boca ou por ambos. Um anestésico local é aplicado ao nariz e à boca, antes da passagem do aparelho. À medida que o broncoscópio é avançado nas vias aéreas, anestésico é aplicado para evitar a tosse.

Preparo

Alguns medicamentos podem ser dados antes do exame para secar as secreções da boca e das vias aéreas. É necessário jejum de oito horas e avaliação clínica antes do exame.

Valores de referência

O resultado é fornecido sob a forma de laudo, emitido pelo médico que realizou o exame e posteriormente complementado pelos resultados dos materiais colhidos durante o procedimento.

Todos os exames
Ver de novo