Entenda por que noites mal dormidas podem prejudicar o funcionamento do corpo
Redação EdiCase
Entenda por que noites mal dormidas podem prejudicar o funcionamento do corpo

Médico cardiologista alerta sobre os perigos da insônia e de poucas horas de descanso

Por Amanda Galdino

Uma das coisas que a maior parte das pessoas sonha, após um dia exaustivo de trabalho, atividades extras e a rotina agitada, é chegar em casa, relaxar e, na hora de dormir, deitar a cabeça no travesseiro e ter uma boa e tranquila noite de sono. Só que isso, para muitos é, literalmente, só um sonho, né?

Pessoas em todo o mundo sofrem com problemas de sono, noites mal dormidas, insônia e poucas horas de descanso. E essa é uma conta que pesa, e muito, nas atividades do dia seguinte e na saúde como um todo. Por isso, o médico cardiologista Dr. Carlos Portella explica por que é importante dormir bem e os efeitos que uma noite mal dormida pode causar no corpo. Confira!

> 7 tipos de alimentos ricos em proteínas

Tempo ideal de sonos e os benefícios

“Dormir vai além do ato de deitar-se na cama e fechar os olhos. O ideal de tempo de sono é entre 6 e 8 horas. Mas, além do tempo, para uma boa qualidade do sono precisamos considerar a hora de ir para cama. O ideal é não demorar mais do que meia hora para adormecer. Outro ponto que indica uma boa qualidade do sono é não ter muitos despertares durante a noite e, no geral, passar pelo menos 85% do tempo que você passa na cama, dormindo”, explica o Dr. Carlos Portella.

De acordo com o médico, uma noite bem dormida trará para a pessoa facilidade para despertar na manhã seguinte, disposição e energia para a realização das tarefas e ausência de olheiras. “É durante o sono que o cérebro consolida a memória de acontecimentos recentes e importantes. Quando dormimos bem, temos maior capacidade de raciocínio, agilidade, interpretação”, acrescenta.

P or que é importante recarregar as energias?

Sabe quando o aparelho celular está com a bateria quase no final e é preciso de um carregador para dar uma nova carga, e ele voltar a funcionar normalmente, com toda tecnologia e velocidade disponível? Pois bem, o sono funciona como um carregador para o ser humano.

“Costumo comparar o sono como a hora de recarregar a bateria da máquina chamada corpo humano. Se temos menos tempo de recarga, menor poder de ação e menor tempo de funcionamento com eficiência teremos no dia”, diz o Dr. Carlos Portella.

> Efeitos dos antidepressivos no cérebro dos portadores de TOC são estudados por HC-FMUSP e universidade sul-africana

Efeitos do sono desregulado nas funções do organismo 

E se o sono não vai bem, várias funções do organismo começam, também, a apresentar problemas. O Dr. Carlos Portella afirma que um sono desregulado é capaz de desequilibrar praticamente todos os sistemas do corpo.

“Acontecem alterações hormonais, metabólicas, cardiovasculares e de humor. Um período de sono inadequado, ou sem qualidade, aumenta a fome e a irritabilidade, eleva os níveis de pressão arterial, a frequência cardíaca e a taxa de glicemia, além de reduzir o poder de concentração e memória”, alerta o especialista.

Envelhecimento antecipado 

Portanto, os prejuízos de noites mal dormidas são infinitos. E pior, os distúrbios do sono também podem gerar o tão temido envelhecimento precoce , com danos terríveis ao longo do tempo. “Dificuldades de sono acabam provocando um envelhecimento precoce de neurônios, trazendo perdas irreparáveis ao cérebro. Além da função cerebral, o sono cronicamente desregulado provoca alterações de pele, queda de hormônios e redução em funções importantes no corpo, favorecendo assim o envelhecimento precoce de todo o organismo”, afirma o Dr. Carlos Portella.

É importante não deixar que a situação de dormir mal, ou poucas horas, se estenda por muito tempo. A insônia pode, sim, tornar-se algo crônico e quanto mais o tempo passa, mais complicado é reverter os danos causados no organismo. “Se passar dias com muita dificuldade de pegar no sono, e mantê-lo, de forma natural e ordenada, preocupe-se! É hora de levar esse problema a sério e procurar ajuda de um especialista”, aconselha o médico.

Confira mais notícias sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!