7 mitos e verdades sobre o uso do limão
Redação EdiCase
7 mitos e verdades sobre o uso do limão

Nutricionista esclarece alguns questionamentos sobre esse alimento

O limão é uma fruta cítrica bastante utilizada na culinária, tanto em pratos doces quanto salgados. Inclusive, oferece diversos benefícios para a saúde, pois, além da vitamina C, ele também é fonte de cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio. Por vezes, o consumo do limão gera uma série de dúvidas. Por isso, a seguir, a nutricionista Solange Ventura esclarece alguns mitos e verdades sobre esse alimento!

Freekeh: conheça as vantagens desse tipo de grão

1. Limão combate a gastrite?

Verdade. Uma vez ingerida, esta fruta estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos orgânicos no nosso organismo. Além disso, o ácido cítrico se oxida, atuando como uma base, que junto com outros componentes do limão controlam a acidez estomacal e eliminam resíduos, regenerando os tecidos inflamados. Cabe salientar que o indivíduo com gastrite deve procurar um médico.

2. Limão ajuda a combater a dor de garganta?

Verdade. O limão é conhecido por ser uma rica fonte de vitamina C e auxiliar no tratamento de gripes e resfriados. Porém, essa fruta também possui propriedades antibacterianas que auxiliam na melhora dos sintomas da dor de garganta.

3. Limão é bom contra conjuntivite?

Mito. O limão é totalmente contraindicado para o uso ocular, pois provoca irritações e pode gerar ulcerações. Cabe salientar que o indivíduo com conjuntivite deve procurar um médico.

4. Limão ajuda a clarear as axilas?

Em parte. Há relatos de que o limão ajuda a clarear as axilas, mas cuidado com fórmulas caseiras à base de limão. Agentes como o limão podem promover uma fitofotodermatose com queimadura da pele e hiperpigmentação.

HPV em homens: entenda sobre o diagnóstico e o tratamento

5. Limão ajuda a combater a má digestão?

Verdade. O suco de limão antes das refeições é suficiente para manter uma boa digestão. Estudos mostraram que a vitamina C, contida no limão, aumenta a absorção da vitamina B, encontrada em carnes e verduras.

6. Limão é ruim para o estômago?

Mito . O limão não é nocivo para o estômago. É necessário, porém, verificar a aceitação dessa fruta pela pessoa.

7. Limão ajuda a emagrecer?

Mito. O limão é ótima fonte de vitamina C e seu suco não elimina as calorias, portanto, não tem efeito para redução de peso.

Confira mais notícias sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!