10 cuidados importantes para iniciantes na academia
Redação EdiCase
10 cuidados importantes para iniciantes na academia

Veja como garantir a sua saúde e segurança durante a prática de atividades físicas

Os treinos na academia são positivos tanto para quem deseja eliminar peso quanto para quem quer melhorar a saúde. No entanto, não basta se matricular e começar a praticar as atividades físicas. Alguns cuidados são importantes para garantir a sua segurança. Por isso, Bruno Franco, graduado em Educação Física e mestre em Ciências da Atividade Física, lista 10 pontos importantes que você deve se atentar. Confira!  

1. Consulte o seu médico, de preferência o cardiologista. Ele irá atestar seu preparo físico, verificar se existe algum risco ao praticar o exercício e, assim, apontar as devidas restrições. 

2 Verifique se a academia está devidamente inscrita no Conselho Regional de Educação Física (CREF). O Brasil é o segundo país em número de academias. Então, é importante checar o estabelecimento. 

3. Verifique se o professor que irá acompanhá-lo no treino também está devidamente cadastrado no CREF. 

> Tae Fight: arte marcial com movimentos funcionais

4. Agende a avaliação funcional para obter o diagnóstico de suas qualidades físicas, como força, capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, além de dados de composição corporal (percentual de gordura e massa muscular), antropometria (perimetria dos segmentos corporais: braço, perna, abdome etc.). 

5. Se o seu objetivo é emagrecer, conte também com o acompanhamento de um nutricionista. 

6. Identifique a atividade mais adequada ao seu objetivo e, principalmente, que você se sinta estimulado a praticar.  

> 7 tipos de alimentos ricos em proteínas

7. Procure hidratar-se adequadamente antes, durante e depois da atividade. 

8. Não pratique atividade física sem a supervisão de um profissional qualificado. 

9. Não recorra ao uso de suplemento como alternativa para acelerar os resultados. Procure a orientação de um nutricionista antes de tomá-los. 

10. Tenha paciência para alcançar os seus objetivos. Entenda que você demorou anos para ganhar peso. Não queira eliminar tudo em um tempo recorde. A recomendação de perda de peso saudável é de 0,5 a 1Kg por semana apenas.

Veja mais conteúdos na revista ‘Cuidando da Saúde

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!