6 substituições para ter uma alimentação mais leve e saudável
Redação EdiCase
6 substituições para ter uma alimentação mais leve e saudável

Nutricionista ensina como escolher alimentos que contribuam para o bom funcionamento do corpo

É comum ouvir pessoas afirmando que o que é bom engorda e que as melhores comidas são sempre calóricas. Porém, isso não precisa ser verdade. Existem muitas formas de tornar os pratos mais leves e manter o sabor. Para auxiliar na sua alimentação, a nutricionista Daniela Medeiros apresenta algumas substituições que podem tornar seu dia a dia muito mais saudável.

7 mitos e verdades sobre o uso do limão

Prefira os biscoitos integrais

Para os lanches rápidos, ao invés de comer salgadinhos e biscoitos recheados, escolha os biscoitos integrais, pois eles são mais saudáveis. Eles também são crocantes, ajudam a manter o coração saudável e facilitam a digestão.

Troque os doces por Frutas

Sabemos como é difícil resistir a uma boa sobremesa. Lembre-se de que uma fruta pode ser tão boa quanto qualquer outro doce. Reconsidere a sobremesa e aproveite as frutas frescas da estação. Assim, você se abastece de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo.

Use temperos ao invés do sal

O sal é um ingrediente tentador, principalmente quando você precisa dar um gostinho extra à comida. Mas aceite o desafio de temperá-la com especiarias. Consumir muito sal pode favorecer a hipertensão, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Por isso, proteja suas artérias e seu coração temperando as refeições com pimenta, páprica, orégano, entre outros. Lembre-se de verificar os rótulos para ter certeza de que eles não contêm sal de alho ou qualquer outro tipo de sal.

Freekeh: conheça as vantagens desse tipo de grão

Tempere com limão em vez de molhos prontos

Os molhos de saladas industrializados são saborosos, mas podem transformar qualquer salada saudável em algo cheio de gordura. Troque os temperos pesados e com óleo por suco de limão e, instantaneamente, você vai se livrar de calorias escondidas.

Tome suco natural em vez de suco em pó

Os sucos naturais possuem vitaminas e fibras da fruta, enquanto os sucos em pó industrializados contêm muito açúcar e adoçantes artificiais. Leia os rótulos e verifique a porcentagem real de frutas dessas bebidas.

Use vegetais frescos ou congelados em vez de enlatados

Vegetais enlatados contêm sódio e conservantes. O melhor é comprá-los frescos ou congelados, sempre que possível. Se você precisa comer vegetais enlatados, lave-os antes de cozinhar para remover parte do excesso de sal.

Confira mais conteúdos sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!