12 dicas para melhorar a qualidade de vida
Redação EdiCase
12 dicas para melhorar a qualidade de vida

Seja para manter o peso, eliminar gordura ou garantir o bom funcionamento do corpo, algumas atitudes e alimentos são importantes para a saúde e, ainda, contribuem para evitar o surgimento de doenças. Por isso, a nutricionista Maira Magri listou diversas dicas que vão te ajudar a viver de maneira mais saudável e equilibrada. Confira!  

1. Coma devagar, mastigando bem os alimentos.

2. Faça as refeições sempre em um ambiente tranquilo. 

3. Tome líquidos (águas, sucos e chás) com frequência, pelo menos 2 litros por dia, para uma boa hidratação. 

4. Não permaneça por um longo período em jejum. Além das refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – faça lanches intermediários comendo uma fruta ou tomando um copo de chá. 

5. Consuma a maior variedade possível de alimentos para obter energia e nutrientes que você precisa para manter uma vida mais saudável e equilibrada. 

6. Dê preferência às verduras, frutas e legumes que estão na época, pois o preço é mais baixo e a qualidade superior. 

7. Consuma diariamente frutas ricas em vitamina C como acerola, caju, kiwi, laranja, limão, morango. A vitamina C ajuda a evitar a formação de radicais livres (moléculas em desequilíbrio que atacam e oxidam as células do organismo). 

8. Escolha uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol, evitando óleos, frituras, manteiga, banha, carne de porco, pele do frango, queijos amarelos e leite integral, para reduzir os riscos de doenças do coração. As gorduras fornecem mais que o dobro de calorias quando comparadas com outros alimentos. Uma dieta pobre em gorduras ajudará a manter um peso saudável. 

9. Use açúcar com moderação. Uma dieta rica em açúcar e doces fornece muitas calorias, poucos nutrientes e pode contribuir para a formação de cárie dental, ganho de peso e outras doenças. 

10. Use sal com moderação, para ajudar a diminuir os riscos de pressão alta e retenção líquida. 

11. Tome sol em horário adequado, antes das 10h00 e após as 16h00. O sol ativa a vitamina D em nosso corpo, favorecendo a fixação do cálcio, nutriente que fortalece os ossos e estimula o crescimento. Evita também a osteoporose, que deixa os ossos fracos, porosos e quebradiços. 

12 . Cuidado com as “dietas da moda”.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!