6 fatores que deixam os dentes amarelos
Redação EdiCase
6 fatores que deixam os dentes amarelos

Dentes amarelados e com coloração alterada podem ser ocasionados por diversos fatores, desde herança genética, que determina coloração e espessura dos dentes, até o envelhecimento precoce da boca, que leva ao desgaste do esmalte, deixando a dentina, que é mais amarelada, exposta.

“Eu recebo pacientes no consultório, com os dentes cheios de tártaro/cálculo dental, achando que é apenas uma mancha. Aquilo está prejudicando a saúde do paciente, influenciando na alteração de hálito, causando raiz exposta e diversos outros problemas”, conta a cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde.

A seguir, a Dra. Bruna Conde cita alguns dos motivos que deixam os dentes com coloração amarelada. Confira!

1. Genética

Muitos desconhecem, mas características genéticas hereditárias podem afetar a cor dos dentes, assim como afeta a cor dos olhos e cabelos, por exemplo. Isso acontece, pois os genes podem determinar a espessura do esmalte do dente, e, quando ela é mais fina, acaba deixando a dentina mais evidente, que por sua vez possui naturalmente uma coloração amarelada. Mesmo mantendo uma higienização correta e bons hábitos para a saúde oral, nem sempre é possível reverter a situação, a não ser com tratamentos adequados, como o clareamento dental profissional.

2. Desgaste do esmalte dental

O desgaste dos dentes pode ocorrer por diversos motivos, envelhecimento, bruxismo (apertar e ranger os dentes), ingestão frequente de alimentos e bebidas ácidas e, até mesmo, uma escovação exagerada. Esse desgaste causa a exposição da dentina, deixando os dentes amarelados.

3. Higiene bucal inadequada

A Dra. Bruna Conde explica que, uma má higiene bucal pode levar à multiplicação das bactérias que se encontram normalmente na boca, acumulando restos de alimentos entre os dentes. Assim, as bactérias se proliferam, desenvolvendo a placa bacteriana e consequentemente o tártaro, proporcionando a coloração amarelada, principalmente entre os dentes.

4. Consumo de alimentos e bebidas com pigmento

Café, chá-preto, vinho tinto, chocolates, chá-verde, bebidas esportivas, refrigerantes e molhos, por exemplo, contém pigmentos que podem aderir à superfície do dente. Geralmente, as manchas amareladas nos dentes podem ocorrer com o consumo excessivo ou regular desses alimentos e bebidas. O ideal é evitar o consumo excessivo, e, em caso de consumo diário, é indicado beber e bochechar com água antes e após o consumo, mantendo a escovação sempre em dia para eliminar os resquícios das substâncias.

5. Fumar

O cigarro é uma das mais comuns e principais causas de amarelamento dos dentes. Os agentes químicos presentes nas substâncias, pigmentam nos dentes com muita facilidade, os deixando amarelos e, muitas vezes, até com um aspecto amarronzado.

6. Envelhecimento

O esmalte do dente pode ir se desgastando com o tempo, resultando na exposição da dentina e coloração amarela involuntária dos dentes. É importante visitar regularmente o dentista, para identificar as causas da alteração de cor e fazer a limpeza e remoção de tártaro. Hábitos precisam ser controlados. Em alguns casos, pode-se realizar o clareamento dental profissional no consultório para resultados mais eficientes.

Hábitos simples para melhorar a saúde bucal

Em alguns casos, hábitos simples, como manter uma boa higiene bucal, escovar bem os dentes e usar diariamente o fio dental, podem prevenir ou reduzir as manchas amareladas. Porém, é indicado consultar um dentista capacitado para uma avaliação completa. Precisa-se diferenciar as cores nos dentes, para conseguir identificar qual o tratamento correto e mais adequado para cada caso, que, por exemplo, pode incluir o clareamento dental ou a remoção dos tártaros nos dentes.

Por Gabriela Dallo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!