O corpo reflete a forma como nos alimentamos. Isso porque aquilo que colocamos no prato influenciará na saúde, no peso e, até mesmo, na aparência da pele. A seguir, a nutricionista Roberta Stella responde alguns questionamentos sobre como os hábitos alimentares nos afetam diretamente.
1. Por que algumas pessoas comem muito e não engordam?
Normalmente, são pessoas que apresentam um elevado metabolismo basal (em repouso) ou praticam muita atividade física. Assim, aspectos biológicos e comportamentais fazem com que algumas pessoas façam uma elevada ingestão de alimentos sem alteração na balança.
2. O que deve ser ingerido antes dos exercícios físicos?
A alimentação para atingir os objetivos com a atividade física (eliminação de peso, diminuição do percentual de gordura, hipertrofia) pode variar de acordo com o treino (atividade aeróbia, anaeróbias, intensidade, repetições).
De maneira geral, orienta-se a ingestão de carboidratos até 40 minutos antes dos exercícios. Algumas opções são: pão integral, frutas, barrinhas de cereais e torrada. Logo após o término do exercício é importante ingerir novamente alimentos fonte de carboidratos (batata, macarrão, arroz integral), fonte de proteínas (carnes), verduras e legumes cozidos.
3. Como se livrar da compulsão alimentar?
A compulsão alimentar é uma doença e, por isso, deve-se procurar tratamento multidisciplinar (psicólogos, nutricionistas, psiquiatras). Entretanto, há pessoas que cometem exageros frequentemente, mas não são diagnosticadas como compulsivas.
Nesses casos, é necessário analisar como é a alimentação e o porquê sentem necessidade de cometer exageros. Aspectos emocionais, sociais e de comportamento alimentar estão fortemente relacionados a esses exageros, como ficar longos períodos em jejum e pular refeições durante o dia.
4. Quais são os melhores alimentos para combater a celulite?
Além do fator genético, a má circulação e a elevada quantidade de gordura corporal são fatores que estão relacionados com o surgimento da celulite. Dessa maneira, a alimentação não está fortemente associada com o surgimento dela. É um grande mito, por exemplo, que refrigerantes causam celulite.
Entretanto, a alimentação pode ser utilizada como prevenção e no tratamento da celulite. Para isso, deve-se ingerir alimentos ricos em água e fibras (frutas, legumes, verduras, cereais integrais) e evitar comidas ricas em gorduras e açúcares. E, claro, realizar, pelo menos, 30 minutos de atividade física diariamente.
5. Quais são os melhores alimentos para fortalecer e melhorar o aspecto da pele?
Uma alimentação equilibrada, fonte de proteínas , vitaminas, minerais, alimentos ricos em água e uma boa hidratação é fundamental para manter a pele bonita e hidratada. Por isso, é recomendado evitar alimentos refinados como açúcar e farinhas brancas, ricos em sódio e com gorduras em excesso. Além disso, deve-se dar sempre preferência para os cereais integrais (arroz, massas, pães), frutas, legumes, verduras e leite e derivados com baixa quantidade de gorduras.