8 dicas para eliminar peso e ter uma vida mais saudável
Redação EdiCase
8 dicas para eliminar peso e ter uma vida mais saudável

Há pequenas ações que você pode fazer no seu dia a dia que contam muito para melhorar a qualidade de vida. Além disso, elas também podem te ajudar a eliminar peso de maneira saudável. A seguir, confira algumas dicas da nutricionista Sandra da Silva Maria.

1. Pratique exercícios físicos

Essa é uma das principais dicas para quem quer uma vida saudável. O hábito de praticar exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares. Entre os principais benefícios das atividades físicas, estão: 

  • Diminuição da gordura geral total; 
  • Aumento da resistência cardiovascular; 
  • Aumento da flexibilidade muscular; 
  • Melhora do equilíbrio; 
  • Perda de gordura na região abdominal
  • Diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e crônico-degenerativas (câncer, diabetes, hipertensão e cardiopatias); 
  • Aumento da qualidade e expectativa de vida; 
  • Maior disposição para as tarefas diárias. 

2. Mantenha o peso

O acúmulo de gordura é um dos principais fatores de risco para muitas doenças, como colesterol alto, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras. Por isso, manter o peso dentro do especificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é muito importante. 

3. Alimente-se a cada 3 horas 

Essa prática está sendo cada vez mais difundida. A alimentação em horas regulares ajuda a não ter picos de glicemia, controlando a fome e mantendo o organismo em constante funcionamento. Você deve fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e comer pequenos lanches entre elas, como frutas, barras de cereais, iogurtes etc. 

4. Coma frutas e verduras

As frutas e as verduras são fontes de fibras e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

5. Ingira alimentos integrais

Os cereais integrais são importantes para a saúde do trato intestinal, ajudam na saciedade e contêm uma grande quantidade de fibras

6. Beba água 

A água faz parte de uma boa alimentação, pois, depois do oxigênio, ela é a substância mais importante para a nossa vida. A água é essencial para todos os tecidos do organismo. Também está envolvida em todos os mecanismos de funcionamento vital.  

7. Evite alimentos industrializados com sódio 

O excesso de sódio aumenta a liberação de alguns hormônios que causam a retenção de líquidos. Isso, por sua vez, aumenta a pressão sanguínea, o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e, principalmente, para quem já possui hipertensão arterial. Diminuir o consumo de sódio é importante não só para quem tem hipertensão, mas para a população em geral, visto que reduz a mortalidade por doenças como acidente vascular encefálico. 

8. Divirta-se!

Encontrar-se com os amigos, sair para bater papo e conversar sobre assuntos leves proporcionam o bem-estar mental . É um período em que o cérebro “descansa” dos desafios e se recompõe para recomeçar mais ativo. A sensação de bem-estar é fundamental para a nossa saúde. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!