Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirma que objetivo é vacinar 100% do público-alvo da campanha de vacinação contra gripe
Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde
Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirma que objetivo é vacinar 100% do público-alvo da campanha de vacinação contra gripe

Começa na próxima segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todo o território nacional. A ação dura até 1º junho deverá atingir 54,4 milhões de brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários para a vacina contra gripe.

Leia também: Fake news: não existe vírus da gripe H2N3 circulando no Brasil, diz ministério

“É importante reforçar que temos vacina disponível para todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário. No ano passado não faltou vacina e neste ano também não faltará. Nosso objetivo é vacinar 100% do público-alvo”, ressaltou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, sobre a mobilização contra gripe de 2018.

Quem deverá receber a vacina são as pessoas a partir 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde, professores, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filho em menos de 45 dias, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Além disso, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também podem receber a imunização, porém, é necessário apresentar a prescrição médica no momento da aplicação.

O grupo prioritário é definido seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também tem o respaldo de pesquisas epidemiológicas e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm o vírus da gripe como o principal agente.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, quando o grupo prioritário é protegido, as pessoas que não receberam a vacina também ficam mais seguras.

“Quando se vacina um grande grupo de pessoas como estamos fazendo, mais de 54 milhões de pessoas há uma diminuição da circulação do vírus e as que não são vacinadas indiretamente ficam protegidas. É o que nós chamamos de imunidade de grupo ou rebanho. Por isso, a necessidade de que o público prioritário tenha elevada cobertura vacinal porque, desta forma, também estaremos protegendo aqueles que não terão acesso a vacinação”, concluiu ela.

Você viu?

Leia também: Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra gripe em Goiás

Vacina antes do inverno

Segundo a pasta, a vacina demora 15 dias para garantir a proteção, por isso, é importante que todos se vacinem dentro do prazo, para que a imunização seja eficaz antes do inverno chegar.

“O Brasil é o país que mais oferta vacina de gripe gratuitamente no mundo, mas é preciso alertar que a campanha não será prorrogada. Portanto as pessoas alvo da campanha devem procurar os postos de saúde até o dia 1º de junho”, informou o ministro da Saúde. “Após o término da campanha e se houver sobra, o Ministério irá, junto aos estados, definir outro público para se vacinar”, completou Gilberto Occhi.

Vacina

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Prevenção

A vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a doença. No entanto, a população em geral, que não está coberta pela proteção, pode adotar algumas atitudes que ajudam na proteção contra gripe, que é transmitida por meio do contato com secreção das vias respiratórias, que são eliminadas ao falar, tossir ou espirrar.

Lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas ajudam a evitar o contato com o vírus da gripe .

Leia também: Vírus da gripe H3N2 matou 10 pessoas no Brasil este ano, diz Ministério da Saúde

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!