Ewan Fisher, um jovem inglês de 18 anos, quase morreu após contrair uma inflamação pulmonar que seus médicos afirmam estar associada ao uso de cigarro eletrônico com sabor. O episódio, ocorrido em 2017, veio à tona nesta terça-feira (12), com a publicação do estudo na revista médica "Archives of Disease in Childhood".

Leia também: Cigarro eletrônico pode aumentar colesterol e causar doenças cardíacas

Um jovem inglês de 18 anos quase morreu após usar cigarro eletrônico com sabor em 2017
shutterstock
Um jovem inglês de 18 anos quase morreu após usar cigarro eletrônico com sabor em 2017

Descrita como uma pneumonite por hipersensibilidade, a doença aguda surgiu após o adolescente consumir o produto e se manifestou como uma alergia severa que levou à falência respiratória. Admitido no pronto-socorro, o adolescente piorou rapidamente, mesmo depois de internado.

Inicialmente colocado em um apareclho de oxigenação comum, ele continuou a piorar e só foi salvo depois de transferido a um hospital que possuía um aparelho de oxigenação por membrana extracorpórea.

Os médicos atribuem aquilo que descrevem como " doença respiratória catastrófica "a uma reação a algum componente do líquido no cartucho do cigarro eletrônico que o paciente usava. O jovem vinha consumindo o produto nos últimos quatro meses e foi levado pela mãe ao hospital Queen's Medical Centre, em Nottingham, na Inglaterra, depois de uma semana com tosse e apneia.

Você viu?

Leia também: Jovem americano fica com "pulmão de 70 anos" após uso de cigarro eletrônico

"Nunca se ouviu falar de um caso assim ser uma apresentação inicial de asma", escreve a equipe médica, liderada por Nisha Nair, dos Hospitais Universitários de Nottingham. "Há duas lições importantes aqui. A primeira é sempre levarmos em conta uma possível reação a cigarros eletrônicos em alguém apresentando doença respiratória incomum. A segunda é que assumimos um risco se considerarmos que cigarros eletrônicos são 'muito mais saudáveis que o tabaco'."

O paciente em questão deu entrevista nesta manhã a vários veículos de imprensa britânicos e contou a história do cigarro eletrônico com mais detalhes. Sua internação durou 35 dias, após os quais ele recebeu alta ainda sob prescrição de medicamentos. Em uma noite, ele voltou a piorar e acabou sendo readmitido no pronto-socorro para reforço respiratório.

Leia também: Vape mata! Com 6 casos fatais nos EUA, produto é ainda mais perigoso no Brasil

Os médicos afirmam que os índices de função pulmonar do paciente só voltaram ao normal um ano e dois meses após sua primeira internação. Em entrevista à BBC , porém, Ewan diz ainda não estar totalmente recuperado: "Ainda não estou de volta ao normal, eu diria que estou uns 75% ou 80%. Só nos últimos seis meses é que passei a me sentir um pouco mais forte", finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!