Médico organizando um leito de UTI
Reprodução
Médico organizando um leito de UTI

Um estudo, divulgado na última terça-feira (14), aponta que usar radiação nos pulmões de pessoas com pneumonia gerada pela Covid-19 pode ajudar na recuperação. A radioterapia diminuiu de 12 para 3 o tempo de melhora nos pacientes avaliados.

O estudo foi realizado com 10 pacientes por médicos da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA). Os resultados foram comparados com outros 10 pacientes que receberam o tratamento comum contra o novo coronavírus (Sars-coV-2).

Outros efeitos em potencial incluem menor média de tempo para a alta hospitalar (12 dias com radiação, 20 dias sem) e um risco mais baixo de precisar de ventilação mecânica (10% com radiação, 40% sem). 

As pessoas que formavam o  grupo de radiação era "um pouco mais velho, um pouco mais doente e seus pulmões estavam um pouco mais danificados, mas, apesar disso, vimos um forte sinal de eficácia", disse à Reuters o médico Mohammad Khan.

O cientista também observou que, no grupo que usou radiação, os medicamentos para o vírus foram suspensos antes e após o tratamento, de modo que os resultados refletissem o efeito da radiação isoladamente.

"A radioterapia pode reduzir a inflamação nos pulmões dos pacientes com covid-19 e reduzir as citocinas que estão causando a inflamação", disse Khan. Citocinas são proteínas produzidas pelo sistema imunológico. 

Os resultados dos cinco primeiros pacientes foram aceitos para publicação na revista Cancer . O resultado com todos os 10 foram publicados na terça-feira (14) no repositório medRxiv, mas o estudo ainda não passou por etapa randomizada e por avaliação entre pares. As informações são da Reuters .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!