Teste positivo para Covid-19
Reprodução: commons - 06/06/2022
Teste positivo para Covid-19

Um levantamento dos testes de Covid-19 realizados na rede de laboratórios Dasa, obtido com exclusividade pelo GLOBO, mostra que mais de 90% dos casos da doença no Rio de Janeiro e em São Paulo já são causados pelas subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron. Os dados são baseados em exames feitos durante a última semana, de 26 de junho a 2 de julho, nas unidades da rede.

As sublinhagens já vinham crescendo de forma rápida desde o início do mês de junho, quando se tornaram prevalentes. No Estado do Rio, elas ultrapassaram a subvariante BA.2 – que predominava anteriormente – na semana do dia 29 de maio ao dia 4 de junho, período em que saltaram de menos de 40% das amostras para mais de 60%.

Em São Paulo, a troca das subvariantes prevalentes aconteceu na semana seguinte, de 5 a 11 de junho, quando as novas versões da Ômicron também ultrapassaram 60% dos casos.

Hoje, em São Paulo, a BA.4 e a BA.5 representam pouco mais de 90% dos diagnósticos, enquanto no Rio de Janeiro a amostra é maior, chegando perto de 100%. Os demais casos são causados pela BA.2 – que predominou nos estados entre o início de abril e o início de junho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!