Anvisa libera uso da Coronavac para crianças a partir de 3 anos - 13.07.2022
Reprodução: pexels - 03/05/2022
Anvisa libera uso da Coronavac para crianças a partir de 3 anos - 13.07.2022

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira a CoronaVac para crianças a partir de três anos de idade. Até então, o imunizante era usado apenas a partir dos seis anos. O início da vacinação dessa faixa etária ainda depende do Ministério da Saúde, mas a expectativa, é que ocorra em breve.

Esse passo é fundamental não só para reduzir a circulação do novo coronavírus e ajudar a chegarmos no fim da pandemia, mas também para proteger essa população. Embora as crianças sejam menos suscetíveis à infecção e a casos graves do que adultos, elas não são inócuas. A edição mais recente do boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira, revelou que a Covid-19 já é responsável pela maior parte dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças de até quatro anos.

Confira abaixo o esclarecimento para as principais dúvidas sobre o tema:

A vacina é segura para crianças tão pequenas?

Sim. Um estudo feito por pesquisadores do Instituto Millennium de Imunologia e Imunoterapia de Santiago, no Chile, concluíram que a CoronaVac é segura e eficaz em crianças a partir de 3 anos. Os cientistas sugerem também que o imunizante é capaz de proteger contra as variantes de preocupação — como a Delta e a Ômicron.

Outro trabalho, realizado no Brasil, mostrou que a aplicação da CoronaVac em crianças de três a cinco anos gerou menos efeitos colaterais em relação à vacina da Pfizer, por exemplo. Não houve eventos adversos graves, hospitalizações e mortes registradas na pesquisa em todas as faixas etárias.
Em entrevistas anteriores, pediatras e infectologistas disseram ao GLOBO que a CoronaVac seria uma vacina adequada às crianças em questão de segurança e resposta imune por utilizar uma plataforma muito tradicional (a de vírus inativado), usada há décadas em diversas vacinas aplicadas rotineiramente nesse público.

A vacina funciona partir dos três anos?

Sim. Dados de vida real de mais de 516.250 crianças entre 3 e 5 anos, de um estudo conduzido no Chile durante o avanço da Ômicron, mostram que a vacina ofereceu uma proteção de cerca de 65% contra hospitalização e 38% contra infecção pela Covid-19 neste público. Outro estudo ao qual O GLOBO teve acesso, realizado no Brasil, revelou que a CoronaVac gerou de três a quatro vezes mais anticorpos neutralizantes nas crianças de 3 a 5 anos em relação aos adultos. Na comparação com o público de 6 a 17 anos, o número de células de defesa dobrou.

A Coronavac ja é aplicada nessa faixa etária em outros países?

O imunizante teve seu uso autorizado no Chile em crianças a partir de três anos, em novembro do ano passado. A CoronaVac também já é utilizada em crianças pequenas na China, Colômbia, Tailândia, Camboja, Equador e Hong Kong.

A composição da vacina para crianças é igual a de adultos?

Sim, ao contrário da vacina da Pfizer, que prevê formulações diferentes para as faixas etárias, a CoronaVac utiliza doses iguais.

Qual é o período de intervalo entre as doses?

O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 28 dias, o mesmo utilizado em crianças a partir de seis anos, adolescentes e adultos.

Há outros imunizantes em aprovação para essa faixa etária?

Ainda não, mas a Pfizer disse ao GLOBO que estava preparando a documentação para solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinar bebês a partir de 6 meses até crianças de 5 anos com a vacina contra Covid-19. A aplicação do imunizante nessa faixa etária foi autorizado recentemente nos Estados Unidos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!