Erasmo Carlos , um dos maiores nomes da história da música brasileira, morreu nesta terça-feira (22), aos 81 anos, no Rio de Janeiro. O cantor e compositor foi internado no Hospital Barra D'or, na Barra da Tijuca.
Ele foi levado às pressas, em estado grave, para o hospital no início da tarde desta segunda devido a um quadro de síndrome edemigênica , doença que se espalha pelo corpo devido a outros problemas de saúde .
De acordo com o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, esta síndrome é caracterizada pelo edema generalizado, ou seja, um inchaço causado por um excesso de líquido preso nos tecidos do corpo.
A doença pode ser provocada pelo mau funcionamento dos rins, fígado ou coração. Outra causa da enfermidade é o desequilíbrio nas forças bioquímicas que são responsáveis pelos líquidos dos vasos sanguíneos, segundo o cirurgião.
“Entre os principais riscos de complicação, é que um edema não tratado pode fazer com que o liquido acumulado se desprenda dos tecidos, e possa causar a morte", explica Focássio, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
"Por isso é tão essencial o tratamento, que pode ser feito pelo uso de remédios para remover o excesso de líquido, mas vle lembrar ainda que a síndrome edemigênica pode ser causada ainda por uma doença subjacente”, completa o médico.
Internação anterior
O artista já tinha ficado internado entre os dias 17 de outubro e 2 de novembro, no mesmo hospital
onde foi intubado no dia em que veio a óbito.
"Ressuscitei no Dia de Finados e tive alta do hospital! Obrigado a Deus, a todos que cuidaram de mim, rezaram por mim e se torceram pela minha recuperação… Essa foto com a Fernanda traduz como estamos felizes”, escreveu o cantor no dia 2 de novembro.
Na época, Erasmo Carlos cancelou uma turnê nos Estados Unidos. "Informamos que, por motivos de força maior, os shows que Erasmo Carlos realizaria em Orlando (4 de nov) e Miami (10 de nov) foram adiados. Posteriormente informaremos as novas datas", informou uma nota publicada no Instagram do cantor.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.