A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) anunciou nesta sexta-feira (2) que cerca de 90% da população mundial tem algum nível de imunidade à Covid-19 , embora tenha alertado para a ameaça de uma nova variante.
"A OMS estima que ao menos 90% da população mundial tem agora algum nível de imunidade ao SRAS-CoV-2 devido a uma infecção anterior ou à vacinação", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus .
Tedros disse ainda que a fase emergencial da pandemia está perto do fim.
"Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá", disse o diretor em coletiva de imprensa.
Para ele, a flexibilização das medidas sanitárias está criando oportunidade de surgimento para uma nova variante da Covid-19, que pode ser mais perigosa que a Ômicron.
"As lacunas na vigilância, nos testes, no sequenciamento e na vacinação seguem criando as condições perfeitas para o surgimento de uma nova variante preocupante que pode causar mortalidade significativa", afirmou Tedros.
Segundo a OMS, 640 milhões de casos da doença estão oficialmente confirmados no mundo todo. O número total de óbitos é de 6,6 milhões.
Na semana passada, 8.500 mortes por covid-19 foram registradas. Tedros declarou que o número "não é aceitável" depois de três anos de pandemia, quando "já temos tantas ferramentas para prevenir infecções e salvar vidas".
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.