Ameba
DPDx, George Healy, Ph.D, USCDCP
Ameba "comedora de cérebro"

Um homem morreu na Flórida, nos Estados Unidos, após ser infectado por uma ameba ‘comedora de cérebro’ , Naegleria fowleri. O caso que ocorreu no último dia 20 de fevereiro foi notificado apenas essa semana. Segundo autoridades, a infecção ocorreu por que a vítima usava a torneira para fazer lavagem nasal.

"A vítima supostamente realizou enxágue nasal com água da torneira não fervida, e essa deve ser a causa da contaminação", afirma a CDC. 

Até agora, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 29 casos de morte por esta ameba foram registrados nos EUA entre os anos de 2013 e 2022.  Apesar de incidência rara, cerca de três americanos são infectados a cada ano.

Este caso de fevereiro, é considerado o primeiro em que uma pessoa é infectada pela água da torneira na Flórida. O primeiro relatado neste quesito ocorreu durante os meses de inverno nos Estados Unidos.

A ameba ‘comedora de cérebro’ pode causar uma infecção conhecida como meningoencefalite amebiana primária. O verme consegue penetrar no cérebro humano por ingestão de água contaminada ou pelo contato com essa água com a pele, aponta os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Além disso, quase sempre as infecções levam as vítimas a morte.

Durante o início do contágio, a pessoa infectada pode ter febre, náusea e vômito, além de dor forte na parte frantal da cabeça. Após isso, á medida que a doença progride, a vítima pode sentir rigidez no pescoço, alucinações, convulsões, estado mental alterado e entrar em coma.

"A ameba é encontrada em fontes termais, em água morna, lagos e também pode ser encontrada em tanques de água quente e, em alguns casos muito raros, em água da torneira", afirma o CDC.

Os casos da 'ameba comedora de cérebro' se concentraram apenas nos EUA, até o momento – nunca houve registros de casos parecidos no Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!