Pesquisadores dos EUA descobriram que o coronavírus fica presente nos tecidos do pênis por um longo período após recuperação, o que pode levar à disfunção erétil
Foto: Ranjith Ramasamy/University of Miami Health System
Pesquisadores dos EUA descobriram que o coronavírus fica presente nos tecidos do pênis por um longo período após recuperação, o que pode levar à disfunção erétil

Uma pesquisa publicada no periódico World Journal of Men's Health, realizada por especialistas da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, revelou que partículas do Sars-CoV-2 podem permanecer no tecido do pênis mesmo após a recuperação do paciente infectado e, assim, contribuir para a disfunção erétil.

"Nosso estudo mostra que a Covid-19 pode provocar uma disfunção comum do endotélio nos sistemas de órgãos fora de pulmões e rins. O vírus é capaz de invadir células do endotélio e afetar muitos órgãos, incluindo pênis", de acordo com palavras do autor principal do estudo, o dr. Ranjith Ramasamy, da Universidade de Miami, nos EUA.

Os cientistas descobriram, inicialmente, que homens que nunca tiveram problemas de impotência, passaram a ter após infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Na pesquisa, os pesquisadores recolheram amostras de tecidos do pênis de dois homens recuperados. Um foi internado, enquanto o outro teve sintomas leves. Ambos os pacientes se queixaram de disfunção erétil.

Na análise científica, o novo coronavírus foi encontrado nos tecidos do pênis dos dois homens infectados. Os pacientes também apresentaram todos os sintomas de disfunção do epitélio. Os outros dois homens, que não foram infectados pelo vírus, não tiveram nem uma das duas disfunções.

"Isto significa que os homens nos quais se desenvolve a infecção da Covid-19 devem saber que a disfunção erétil pode ser um efeito colateral do vírus, e eles devem consultar o médico caso ocorram sintomas referidos", aconselha o cientista.

O pesquisador Eliyahu Kresch, que também participou da pesquisa, acredita que diante dos resultados obtidos a recomendação é que as pessoas se vacinem e fiquem seguras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!