Marcos Pontes conversou com jornalistas após evento em Barcelona
Ministério da Ciência e Tecnologia
Marcos Pontes conversou com jornalistas após evento em Barcelona

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse em evento no Mobile World Congress, em Barcelona, que o Brasil deverá ter uma vacina brasileira contra o coronavírus em nove meses.  

O ministro disse que foram feitos investimentos em 16 tecnologias. Dessas, cinco já entraram com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a fase de testes. "Um já foi aprovado para começar o teste que deve durar nove meses. O investimento será de R$ 350 milhões", disse após o evento em conversa com jornalistas.  

Sem dar muitos detalhes, o ministro disse que a vacina poderá ser usada, caso seja bem sucedida, como reforço aos imunizantes já usados no Brasil como a da Pfizer e AstraZeneca. Pontes informou ainda que o Brasil deverá ter o primeiro laboratório Nível 4 da América Latina.

Sem apresentar dados ou evidências, Pontes prometeu ainda que a vacina brasileira terá uma função especial: "Seria uma dose pequena, mas muito eficiente e capaz de lidar com mutações do coronavírus", afirmou Pontes.

O ministro defendeu ainda o prazo para a vacina, mesmo dois anos após o início da pandemia. "Vale a pena porque as pessoas que já se vacinaram terão que revalidar as vacinas lá na frente. E podem surgir outras variantes. Com uma vacina nacional, não precisaremos ficar só na dependência de outros países", disse.

Leia Também

O ministro participou de um evento com a Huawei, gigante do setor de infraestrutura com sede na China, e a Associação para promoção da Excelência do Software Brasileira (Softex), que  divulgaram dois documentos em que mostram caminhos para o avanço do 5G e da conectividade no Brasil através do investimento em inteligência artificial e redes inteligentes. Os documentos mostram áreas que podem acelerar a geração de emprego e renda.

"É necessário ajudar a impulsionar a transformação digital e promover o crescimento da economia brasileira. Para isso, é fundamental a capacitação e o treinamento de talentos em I.A. e 5G", disse Sun Baocheng, CEO da Huawei Brasil.

O ministro ainda visitou os espaços da Huawei no evento, com foco em 5G. Também participou do evento a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Na sequência do evento em Barcelona, a comitiva segue para Israel para apresentar o projeto "Conecta 5G", além de reuniões com outras empresas.

Bruno Rosa, enviado especial*
(O repórter viajou a convite da Huawei) 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!