Não caminhar durante o trabalho pode ser tão perigoso quanto fumar?

Estudo voltado para trabalhadores de escritório aponta que 55% caminham menos de 20 minutos por dia; para cientista, esse panorama pode levar a problemas de saúde crônicos

Nova pesquisa aponta que ficar sentado durante o expediente pode causar sérios riscos à saúde
Foto: Bárbara Ladeia
Nova pesquisa aponta que ficar sentado durante o expediente pode causar sérios riscos à saúde


Seja no escritório, no transporte público, no carro ou mesmo em casa, ficar sentado por muito tempo pode ser muito ruim para a nossa saúde. Ao ponto de ser tão perigoso quanto fumar.

É o que defende o cientista Rob Copeland, da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, sobre os efeitos de se levar um estilo de vida sedentário. "Nos últimos 20 ou 30 anos, a distância total que toda a população britânica caminha vem caindo em média 96,5 km a cada ano", diz Copeland.

"Com isso, não nos movimentamos o quanto deveríamos e gastamos menos energia, fazendo com que nosso peso aumente e passemos a ter problemas de saúde crônicos, como diabetes e doenças cardiovasculares. Além de alguns tipos de câncer se tornarem mais frequentes."

Estudos anteriores já tinham apontado para problemas de saúde decorrentes da vida sedentária, mas uma nova pesquisa se concentrou específicamente nos movimentos diários de um trabalhador de escritório na Grã-Bretanha.

Você viu?

Esse estudo, da empresa de planos de saúde Westfield Health, indica que 51% dos trabalhadores só levantam de suas mesas no escritório para ir ao banheiro. Do total, 62% afirmam passar o dia ocupados demais para fazer um intervalo no horário do almoço. E 55% dizem andar menos de 20 minutos por dia.

Amigos

Andar não faz bem apenas para o corpo, diz Alison Cragg, voluntária do grupo de apoio Widowed and Young (WAY, na sigla em inglês), que reúne homens e mulheres com 50 anos ou menos que perderam seus parceiros.

Foto: O Dia
Para organização, além de saudável, caminhar pode ser uma atividade 'muito divertida e sociável'


Ela organiza caminhadas entre seus integrantes no condado de Hertforshire, no sul da Inglaterra. Para o grupo, esses passeios trazem outros benefícios – principalmente para os novos membros, segundo Cragg. "Andar pode ser algo solitário, mas também pode ser uma atividade muito divertida e sociável. Nenhum de nós nos conhecíamos e, agora, somos grandes amigos", afirma a voluntária.

"Muitos novos membros vêm caminhar e se sentem à vontade, depois vão almoçar com a gente após a caminhada". Desta forma, a caminhada não é apenas uma atividade física barata e possível de ser praticada para a maioria das pessoas. É também o caminho para uma vida mais saudável e feliz.