Tamanho do texto

Rueben Nsemoh, de 16 anos, jogava futebol quando se chocou com outro garoto; após ficar dias em coma, o jovem não conseguia mais falar em inglês

Rueben afirmou que amigos o ensinaram algumas palavras em espanhol, mas depois de acidente ele falava fluentemente
GoFundMe/ Reprodução
Rueben afirmou que amigos o ensinaram algumas palavras em espanhol, mas depois de acidente ele falava fluentemente

Um jovem americano, de 16 anos, acabou ficando em coma por dias após se chocar com outro garoto durante um jogo de futebol no mês passado nos Estados Unidos. A concussão quase o matou, e ainda não é possível dizer quais os efeitos do acidente na sua vida, mas uma característica em particular chamou atenção de sua família: após acordar do coma, Rueben Nsemoh só conseguia falar em espanhol.

LEIA MAIS:  Bebê que nasceu com coração para fora do corpo surpreende médicos

Antes do ocorrido, alguns amigos o haviam ensinado algumas palavras, mas, de acordo com reportagem da rede local WSB-TV, o jovem passou a falar fluentemente. Depois de alguns dias, Rueben voltou a falar a inglês.  A chamada Síndrome do Sotaque Estrangeiro pode ocorrer após um forte trauma na cabeça.

Bruno Kalonji, técnico do jovem, pensou que fosse perder o jogador ainda dentro campo. “Eu estava em choque e pânico. Ele voltava e começa a vomitar. Uma sequência de coisas que eu nunca vi antes.”

LEIA MAIS:  Médicos listam 40 tratamentos que trazem pouco ou nenhum benefício à saúde

“Nossa vida mudou ao longo deste processo”, afirmou a mãe de Rueben, Dorah Nsemoh. Esta já é a terceira vez que Rueben sofre uma concussão, mas o esporte é sua paixão. O garoto ainda passa por acompanhamento médico e não pôde voltar à escola. Por conta das altas contas médicas, amigos iniciaram um financiamento coletivo para sua família no site GoFundMe.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.