
Um jovem americano, de 16 anos, acabou ficando em coma por dias após se chocar com outro garoto durante um jogo de futebol no mês passado nos Estados Unidos. A concussão quase o matou, e ainda não é possível dizer quais os efeitos do acidente na sua vida, mas uma característica em particular chamou atenção de sua família: após acordar do coma, Rueben Nsemoh só conseguia falar em espanhol.
LEIA MAIS: Bebê que nasceu com coração para fora do corpo surpreende médicos
Antes do ocorrido, alguns amigos o haviam ensinado algumas palavras, mas, de acordo com reportagem da rede local WSB-TV, o jovem passou a falar fluentemente. Depois de alguns dias, Rueben voltou a falar a inglês. A chamada Síndrome do Sotaque Estrangeiro pode ocorrer após um forte trauma na cabeça.
Bruno Kalonji, técnico do jovem, pensou que fosse perder o jogador ainda dentro campo. “Eu estava em choque e pânico. Ele voltava e começa a vomitar. Uma sequência de coisas que eu nunca vi antes.”
LEIA MAIS: Médicos listam 40 tratamentos que trazem pouco ou nenhum benefício à saúde
“Nossa vida mudou ao longo deste processo”, afirmou a mãe de Rueben, Dorah Nsemoh. Esta já é a terceira vez que Rueben sofre uma concussão, mas o esporte é sua paixão. O garoto ainda passa por acompanhamento médico e não pôde voltar à escola. Por conta das altas contas médicas, amigos iniciaram um financiamento coletivo para sua família no site GoFundMe.