Tamanho do texto

Doença figura como principal causa de cegueira, falência dos rins, ataques cardíacos e amputações de membros inferiores; veja todas as consequências

Em 2012, cerca de 1,5 milhões de mortes foram diretamente provocadas pelo diabetes
Pixabay
Em 2012, cerca de 1,5 milhões de mortes foram diretamente provocadas pelo diabetes

O número de pessoas com diabetes no mundo passou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta segunda-feira (14), a entidade alerta que a prevalência do diabetes entre maiores de 18 anos no mundo passou de 4,7% para 8,5% no mesmo período – sobretudo em países de baixa e média renda.

LEIA TAMBÉM:  O misterioso desaparecimento do ‘Schindler’ sueco declarado morto após 71 anos

Ainda de acordo com a organização, a doença figura como a principal causa de cegueira, falência dos rins, ataques cardíacos e amputações de membros inferiores. Em 2012, cerca de 1,5 milhões de mortes foram diretamente provocadas pelo diabetes , enquanto 2,2 milhões de óbitos foram atribuídos a altos níveis de glicose no sangue. Quase metade dessas mortes foi registrada em pessoas com menos de 70 anos.

“A OMS estima que o diabetes será a sétima causa de morte no mundo até 2030. Adotar uma dieta saudável, praticar atividade física regular, controlar o peso e evitar o tabaco são formas de prevenir ou de atrasar o diagnóstico de diabetes tipo 2”, destacou a entidade.

VEJA AINDA:  Quinto dia de protestos contra Trump termina com 71 presos nos Estados Unidos

“O diabetes pode ser tratado e suas consequências podem ser evitadas ou mesmo atrasadas por meio de dietas, atividade física, medicamentos e exames regulares”, completou.

Consequências

Ainda segundo a OMS, o diabetes, ao longo do tempo, pode provocar danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. As consequências mais comuns são:

- Adultos com diabetes têm de duas a três vezes mais chances de apresentar ataques cardíacos e derrames.

- Associados à redução do fluxo sanguíneo, danos aos nervos do pé provocados pelo diabetes aumentam a chance de úlcera nos pés, infecções e eventual necessidade de amputação de membros inferiores.

E MAIS:  ONU alerta que 2016 deverá ser o ano mais quente da história

- A retinopatia diabética é uma importante causa de cegueira e acontece como resultado de danos acumulados a longo prazo aos vasos sanguíneos da retina. Cerca de 2,6% de todos os casos de cegueira no mundo podem ser atribuídos ao diabetes tipo 2.

- O diabetes está entre as principais causas de falência dos rins.

* Com informações da Agência Brasil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.