Tamanho do texto

Jovem estudante estava tão obcecada com celebridades no Instagram e pelo seu corpo que comia vegetais e tomava chá, chegando a pesar apenas 34 kg

“Não poderia sobreviver outra semana sem os cuidados médicos”, disse Katy
Reprodução/Twitter China News
“Não poderia sobreviver outra semana sem os cuidados médicos”, disse Katy

Anorexia é uma doença. E das graves. As consequências deste distúrbio alimentar na saúde das pessoas podem ser dramáticas e, inclusive, mortais. A estudante britânica de 20 anos, Katy Hogg, é um dos exemplos de como isso pode afetar a vida de diversas pessoas que estão em busca de “um corpo perfeito”. Ela acabou se tornando obcecada pelo seu peso, inspirando-se nas fotos das redes sociais da celebridade Kendall Jenner.  

+ Adolescente que já pesou 25kg supera anorexia e inspira seguidores na web

Segundo contou ao jornal “The Sun”, observar as fotos das celebridades na internet, sentia a necessidade de emagrecer de maneira descontrolada. Para alcançar seu “objetivo”, Katy Hogg chegou a se alimentar apenas de 12 xícaras de chá detox e um pouco de vegetal por dia. A dieta contava com apenas 250 calorias diárias – o equivalente a um copo de água de coco, por exemplo, ou uma concha de feijoada. Evidentemente revelando um comportamento relacionado à anorexia .  

A estudante anoréxica, da cidade britânica de Lincoln, chegou a um ponto tão delicado de saúde que teve de ser internada em uma unidade de tratamento especializado em desordens alimentares. Os médicos do local afirmaram que Katy estava tão fraca, quando chegou lá, que poderia morrer em decorrência de insuficiência cardíaca se tomasse um simples banho, já que sofreria pela mudança de temperatura.

 “Fiquei horrorizada quando fui admitida na unidade hospitalar e fui colocada em uma cadeira de rodas. O médico me disse que andar poderia ser muito esforço para meu corpo – e eu não poderia tomar banho, uma vez que a mudança de temperatura poderia causar problemas cardíacos”, lembra.

+ Americana que pesava 18 kg mostra recuperação pós-anorexia bancada com doações

“Minha pele e meus ossos, todo o peso do meu corpo tinha apenas 34 quilos. Aparentemente, eu não poderia sobreviver outra semana sem os cuidados médicos”, afirmou. Katy tem 1,70 metros.

O relato da estudante apenas nos revela o quanto a ideia de um “corpo ideal” pode ser fatal na vida de uma adolescente. Por querer se tornar semelhante àquelas artistas da internet e da TV, ela cortou todo o carboidrato da dieta, tomava apenas líquidos e comi vegetais ou legumes crus.

“Eu vivi cheia de preocupações e estresse. Olhava para o Instagram de pessoas como Kendall Jenner, e ela parece ter tudo. Ficava circulando pelas redes sociais, sonhando em ter pernas finas e ser linda como ela. Mais do que qualquer coisa, eu queria ter um buraco entre minhas coxas, como ela”, conta.

Ainda de acordo com a britânica, as refeições em família acabaram se tornando um estresse, já que eram difíceis de serem evitadas. Assim, ela começou a inventar diversos “compromissos” nos mesmos horários.

+ Após vencer anorexia, jovem exibe orgulhosa celulite e gordurinha e bomba na web

Agora, Katy está se recuperando, retornando a um peso saudável e, inclusive, pensando em participar de competições de beleza. Ela pensa em se tornar professora de educação física e nutricionista para ajudar adolescentes e jovens que sofrem de desordens alimentares. De acordo com ela, apesar de ter passado por este grande susto, “ainda olha para seus ombros e costelas e ‘enxerga’ uma grande quantidade de gordura”. Portanto, o tratamento – especialmente psicológico – contra a anorexia deve continuar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.