Após primeiros casos de febre amarela, Rio de Janeiro terá vacinação em escolas

Confirmada transmissão de febre amarela no estado, Rio de Janeiro terá 1.250 escolas da rede estadual com vacinação contra o vírus da doença

Mais de 1.200 escolas no Rio de Janeiro vão oferecer vacinas para a população contra febre amarela
Foto: shutterstock
Mais de 1.200 escolas no Rio de Janeiro vão oferecer vacinas para a população contra febre amarela

Após a confirmação dos dois primeiros casos de febre amarela silvestre no estado Rio de Janeiro esta semana, a Secretaria estadual de Educação se mobilizou para um mutirão de vacinação contra o vírus que vai acontecer em 1.250 escolas da rede estadual de ensino.

Leia também: Governo quer exigir caderneta de vacinação nas escolas

Essa campanha irá priorizar o atendimento de alunos e pais, conforme informou nesta quinta-feira (16) a secretaria. A vacinação contra febre amarela começará pelos seguintes municípios: Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Macaé, Rio das Ostras, Trajano de Moraes, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios e Cabo Frio. Neste período, as aulas ocorrerão normalmente, sem impacto na rotina das unidades escolares.

Com a comprovação de que a transmissão da febre amarela silvestre aconteceu dentro do estado, sendo um dos casos com morte, na área rural de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, a Secretaria de Saúde informou nesta quarta-feira (15) que vai antecipar a vacinação para 24 municípios estratégicos nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.

Leia também: Morre primeira vítima por febre amarela no Rio de Janeiro

O secretário de Saúde do estado do Rio, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, recomendou hoje que moradores do estado que ainda não foram imunizados contra a febre amarela não frequentem áreas de florestas. Segundo ele, é preciso esperar 10 dias para que a vacina faça efeito.

Campanha de vacinação já começou

A campanha de vacinação já está em prática, e iniciou nesta quinta-feira. A primeira área foi a mesma em que foram registrados os casos da doença, Casimiro de Abreu, em 12 postos de saúde e 24 escolas municipais, além de unidades volantes. Um hospital de campanha também foi montado, na Praça Feliciano Sodré, para imunizar os moradores. A meta é atingir 40 mil pessoas.

Após reunião com 12 prefeitos em Casimiro de Abreu, Teixeira Júnior disse que o estado do Rio recebe hoje todas as doses para cobrir toda população das 24 cidades que foram definidas como estratégicas, mas que essa distribuição será gradativa. Para a primeira etapa da vacinação dos moradores desses municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas.

Os demais municípios, incluindo a capital e a região metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim deste mês, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, que também participou da reunião em Casimiro de Abreu, o estado registrou 37 notificações de febre amarela, dos quais 19 descartadas e os dois casos confirmados.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Rio fará vacinação contra a febre amarela durante todo o ano, diz secretário