Garoto sofre de condição renal que faz sua barriga inchar como a de uma grávida

Doença rara é conhecida como síndrome nefrótica, que é capaz de fazer com que o corpo inche por conta da eliminação inadequada da proteína na urina

McKenzie Watson sofre de síndrome nefrótica, ou nefrose, como também é conhecida
Foto: Reprodução
McKenzie Watson sofre de síndrome nefrótica, ou nefrose, como também é conhecida

Um garoto de apenas cinco anos sofre de uma condição rara que faz sua barriga inchar como a de uma grávida. O caso surpreendeu os médicos, pois além de ser incomum, tem feito o estômago do menino triplicar de tamanho.

Leia também: Pílula que protege contra HIV pode ser usada por jovens, diz estudo

O pequeno McKenzie Watson foi diagnosticado com síndrome nefrótica, um distúrbio renal que faz com que seu organismo excrete proteína em excesso na urina, enchendo seu corpo com líquido, principalmente a região da barriga .

A criança britânica, que mora em South Yorks, no Reino Unido, está passando por quimioterapia para tratar a condição. Sua mãe, Antonia, de 26 anos, disse que a síndrome do filho é tão ruim que a barriga dele parece a sua antes de dar à luz.

"Quando McKenzie tem uma recaída, o abdômen se incha. A primeira vez que aconteceu, nós pensamos que ele tinha aumentado de peso durante o Natal, mas como não parava de aumentar percebemos que havia algo errado. Foi tão assustador, porque sua pele estava tão esticada e ninguém sabia o que estava acontecendo”, contou ela.

Foto: Reprodução
Quando ele tem alguma crise, sua barriga incha muito, esticando sua pele

Antonia e seu marido, Andy, levaram o filho ao hospital, onde foi diagnosticado com a doença, que faz com que os rins vazem grandes quantidades de proteína na urina, o que pode levar a uma série de problemas, incluindo o inchaço dos tecidos do corpo e uma maior chance de detectar infecções.

Cerca de uma em cada 50 mil crianças são diagnosticadas com essa condição a cada ano, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Leia também: Aos 31 anos, mulher é diagnosticada com demência frontotemporal; entenda o que é

Diagnóstico

Mckenzie começou seu ciclo de quimioterapia de oito semanas na tentativa de tratar a condição enfraquecendo seu sistema imune hiperativo. Esse tratamento é usado para mudar a forma como o sistema imunológico da criança se comporta e ataca os rins.

Segundo os pais dele, o garoto chegou a ficar no hospital por 11 dias antes de ser diagnosticado, e depois disso ele foi autorizado a voltar para casa, enquanto eles continuavam aflitos e de olho no filho.

"Desde então, se ele tem alguma dor no estômago, temos de levá-lo direto ao hospital. Nós temos que dar esteróides todos os dias a ele como forma de tratamento”, afirmou a mãe.

Atualmente, o menino está tendo que se submeter a uma dose diária de quimioterapia. Entre as restrições alimentares estão qualquer comida salgada e só lhe é permitido apenas um copo e meio de água por dia.

Foto: Reprodução
Os olhos da criança também ficam inchados quando ele tem alguma recaída

Apesar da condição de Mckenzie estar estável no momento, ele pode inchar rapidamente se a síndrome não for rigorosamente controlada. Desde o início deste ano, ele deu entrada no hospital três vezes.

"Nós agora já sabemos quando ele está prestes a ter uma recaída. Se ele não vai ao banheiro por um longo tempo é possível ver que o corpo todo começa a inchar, principalmente a barriga, por conta da retenção de água. Quando isso acontece e ele fica inchado, a pele acaba esticando muito, o que é agoniante só de ver e para ele também é muito doloroso”, contou o pai.

Leia também: Saiba como manter a rotina de remédios das crianças mesmo na escola