Hemorio vai distribuir vacinas contra febre amarela a doadores de sangue

Para receber a dose é preciso doar sangue; centro de doação afirma que quem for impedido da ação na triagem poderá ser vacinado mesmo assim

Vacina contra febre amarela será aplicada em pessoas que forem doar sangue no Hemorio; medida ajuda a aumentar estoques
Foto: Valdecir Galor/SMCS
Vacina contra febre amarela será aplicada em pessoas que forem doar sangue no Hemorio; medida ajuda a aumentar estoques

Quem for doar sangue no Hemorio, centro que coordena o recolhimento e distribuição de sangue no Rio de Janeiro, poderá receber a vacina contra a febre amarela. A campanha começou nesta segunda-feira (22) e vai até sábado (27).

Leia também: Saiba tudo sobre quem pode ou não tomar vacina contra febre amarela

O centro irá disponibilizar, todos os dias, 400 doses da vacina contra a doença para todos os que se voluntariarem a doar sangue. Quem for considerado inapto para a ação depois de passar pela triagem clínica, também poderá receber a dose da vacina.

A adesão do órgão à campanha de vacinação contra a febre amarela faz parte do esforço para atender à população, conforme informou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr. “Estamos pedindo que a população busque a vacina. Com isso, ampliamos o número de doações e também vacinamos mais pessoas”, disse.

O Hemorio é responsável pelo abastecimento das emergências dos hospitais da capital, maternidades e outras unidades de saúde e, também, pelo envio de sangue, quando necessário, para outras cidades.

A iniciativa é importante, porque vai promover a elevação dos estoques no banco de sangue do estado, exatamente nos dias que antecedem o carnaval, período em que a unidade recebe até 40% menos doadores de sangue.

Com a vacinação em massa, a tendência é que os estoques diminuam ainda mais. Por este motivo, na avaliação do diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, “é de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas, já que é preciso esperar quatro semanas para doar após a vacina”. Para ele, “a criação deste polo é uma solução eficiente para evitar o desabastecimento de sangue neste período que antecede e também durante o carnaval”.

Quem toma a vacina pode doar?

Pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas já podem doar sangue normalmente. Quem teve a doença também pode doar, desde que a cura tenha ocorrido há mais de um ano.

Leia também: Vacinação contra febre amarela é antecipada para o dia 25 na cidade de São Paulo

Condições

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser retirado no site do Hemorio.

O centro informa que não é necessário estar em jejum para fazer a doação , mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e também bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Rio de Janeiro

No último Informe Epidemiológico sobre a febre amarela, divulgado pela Secretaria de Estadio de Saúde do Rio, feito na última sexta-feira (19), indica que neste ano, em todo o estado, foram registrados 14 casos de febre amarela silvestre em humanos.

Destes, três foram registrados em Teresópolis, na região serrana do estado, um dos quais resultou em óbito; 8 casos foram registrados em Valença, no centro sul, sendo três óbitos; um caso em Nova Friburgo e outro em Petrópolis, ambos os municípios da Região Serrana; e um caso de óbito em Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense.

Leia também: Avanço da febre amarela em MG leva governo a decretar emergência em 94 cidades