Pedra de 1,3 kg e 18 cm é retirada de dentro da bexiga de paciente na Bahia

Segundo paciente, sintomas provocados por pedra na bexiga eram sentidos há 10 anos; médicos dizem acreditar que caso possa ter batido recorde

Foto: Reprodução
.

Uma equipe médica da cidade de Jacobina, região norte da Bahia, retirou uma pedra de mais de 1,3 quilo e com 18 centímetros de comprimento de dentro da bexiga de um homem de 51 anos. O procedimento aconteceu na última segunda-feira (20), no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho.

Leia também: Caso raro! Médicos retiram mais de 4 mil pedras da vesícula biliar de indiano

Segundo os médicos que realizaram a operação, essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo – se não for a maior. Um caso parecido aconteceu nos Estados Unidos, em 2017, ocasião em que a pedra chegou a ter 12 centímetros de comprimento e 770 gramas.

Foto: Reprodução/Twitter
Cirurgia de retirada da pedra durou uma hora

O lavrador relatava que sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga há 10 anos, porém o diagnóstico só veio no início deste ano, quando exames identificaram um cálculo com tamanho estimado em 10 centímetros. Durante a cirurgia , porém, a pedra encontrada era, na verdade, bem maior e os médicos precisaram abrir o abdômen do paciente para remover o cálculo.

Leia também: Mulher tem duas agulhas removidas do estômago 66 anos depois de acidente

A cirurgia de remoção da pedra contou com uma equipe de seis pessoas e durou cerca de uma hora. O paciente passa bem.

Foto: Reprodução/Twitter/Renan Oliveira Barreto
Médicos suspeitam que pedra pode ser uma das maiores já registradas no mundo