Câncer de mama também atinge os homens: entenda a doença do pai de Beyoncé

Apenas 1% dos pacientes de câncer de mama no Brasil são homens. Apesar de rara, doença é mais perigosa entre eles

Apesar de 99% dos casos no Brasil ocorrer em mulheres, o câncer de mama não é exclusividade delas. Nos homens, a pouca informação e prevenção da doença fazem com que ela seja ainda mais perigosa. A noite da última terça-feira (1), trouxe o assunto à tona após a revelação de que o empresário Mathew Knowles, pai das cantoras Beyoncé e Solange, estaria em tratamento contra a doença. 

Leia mais: Pai de Beyoncé releva que está com câncer de mama

Apesar de raro, câncer de mama pode atingir os homens
Foto: shutterstock
Apesar de raro, câncer de mama pode atingir os homens

“Apesar de as mulheres possuírem mais tecido e condições hormonais que podem favorecer o câncer de mama, as glândulas mamárias masculinas são muito parecidas com as femininas. Como a doença é mais rara entre eles, porém, é comum que procurem um médico apenas quando o tumor já está avançado”, explica a médica oncologista Lara Fonseca. 

Um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer de mama em homens são as mutações genéticas hereditárias. Por isso, a profissional de saúde destaca que “em casos que fogem do ‘padrão’ conhecido da doença, como no caso se surgir em homens ou pessoas muito jovens, é fundamental que o paciente faça testes genéticos para descobrir e mapear eventuais mutações que podem estar presentes em outros membros da família” explica. 

Mutações genéticas adquiridas também são fatores frequentes para a manifestação da doença. Nesse caso, o perigo pode estar na presença de substâncias cancerígenas no ambiente ou na dieta. Sobre esse último grupo, a Organização Mundial de Saúde destaca os alimentos embutidos - salsicha, bacon e salame, por exemplo - como alguns dos vilões.

Você viu?

Leia mais: Exposição realça a autoestima de mulheres com câncer de mama

De uma maneira geral, o tratamento para o câncer de mama masculino segue as mesmas orientações do combate à doença em mulheres, com os tratamentos de mastectomia - retirada total ou parcial da mama -, quimioterapia , radioterapia e hormonioterapia, variando de acordo com o caso. 

Quais são o sinais do câncer de mama nos homens? 

Assim como no caso de manifestação da doença em mulheres, alterações no aspecto da mama podem significar um alerta. É importante estar atento para: 

✓ Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor;
✓ Região ondulada ou enrugada na pele;
✓ Retração do mamilo;
✓ Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo;
✓ Inchaço nos linfonodos axilares: localizados perto das axilas;

É importante ter em mente, porém, que o câncer não é a única doença que pode apresentar esses sintomas. Para confirmar o diagnóstico, são necessários os exames clínicos especializados: mamografia , ultrassonografia e biópsia.