Estudo sugere grande subnotificação de casos de Covid-19

Pesquisadores encontram anticorpos do novo coronavírus em pessoas que não sentiram qualquer sintoma da doença

Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão
Covid-19 é um problema bem maior do que é catalogado pelas autoridades, diz pesquisa

Estudos conduzidos na Alemanha, Holanda e algumas regiões dos Estados Unidos apontam que os casos oficiais de Covid-19 podem ser apenas uma pequena fração das infecções e o grande número estaria sendo perdido. Segundo a revista Science, 30% da população de alguns países já pode ter sido infectada.

LEIA MAIS: Saiba quais são os outros órgãos atacados pelo novo coronavírus

Um dos exemplos da brutal subnotificação de casos vem da Universidade de Bonn, na Alemanha. Sob o comando do virologista Hendrik Streeck, os pesquisadores coletaram exames de anticorpos da cidade de Heinsberg, uma das mais afetadas pela Covid-19. O estudo concluiu que 14% da população testada havia desenvolvido anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Comparando os dados obtidos pelo levantamento com as mortes oficiais registradas na cidade, a Universidade de Bonn concluiu que o vírus matou 0,37% dos pacientes contaminados. Nos municípios em que as pessoas desenvolveram mais anticorpos, os pesquisadores afirmam que os prefeitos podem afrouxar as leis de isolamento.

Segundo a OMS, ainda não há evidência de que a presença de anticorpos possa evitar uma segunda contaminação pela Covid-19. Tanto na Coreia do Sul quanto na China, alguns pacientes que se curaram completamente da doença voltaram a testar positivo. Pesquisadores sugerem que não se tratam de casos de “reinfecção”, mas sim de uma nova manifestação de partes do vírus que ficaram incubadas por mais tempo.