Aplicativo consegue rastrear 6 padrões diferentes de sintomas da Covid-19

Segundo cientistas da King's College London, rastreamento pode prever gravidade de quadros da doença e agilizar atendimento médico

Foto: NIAID
Estudo passará por revisão por pares antes de ser publicado


Pesquisadores do King's College London, do Reino Unido, publicou uma prévia de um artigo na última quinta-feira (16) em que afirmam ter encontrado seis padrões de sintomas correspondentes à Covid-19 .


Usando um aplicativo de rastreamento, os cientistas conseguiram detectar seis tipos de sintomas relacionados ao novo coronavírus .

Ao descobrir esses padrões, o app pode prever a gravidade do quadro do paciente e se será necessária internação hospitalar ou uso de ventilação mecânica.

"Se você consegue prever quem são essas pessoas no quinto dia, você tem tempo para dar a elas apoio e intervenções precoce, como monitoramento do nível de oxigênio e açúcar no sangue", afirmou a co-líder do projeto, Claire Stever, à Reuters.

Dessa forma, o rastreamento pode conseguir ajudar médicos a entenderem quais quadros são mais arriscados e quais cuidados exatos precisam.

Agora, a pesquisa dos cientistas passará pela etapa de revisão por pares. A prévia afirma ainda que foca em maneiras como a doença pode se manifestar, o que não inclui mutações do vírus.

Confira quais são os 6 padrões de sintomas da Covid-19 encontrados pelos pesquisadores

  1. Sintomas gripais sem febre: paciente pode sentir dores musculares, dores no peito, dores de cabeça, perda de olfato, tosse e sem febre;
  2. Sintomas gripais com febre: dores de cabeça, dor de garganta, perda de apetite e de olfato, tosse e febre
  3. Gastrointestinal: dor de cabeça, perda de apetite e olfato, dor de garganta, dor no peito, sem tosse e diarreia
  4. Tipo severo (nível 1): dor de cabeça, dores no peito, perda de olfato, tosse, fadiga, rouquidão e febre
  5. Tipo severo (nível 2): dor de cabeça, dores no peito, dores musculares, perda de apetite, tosse, rouquidão, febre, fadiga e confusão mental
  6. Tipo severo (nível 3) / Respiratório e abdominal: dor de cabeça, dores musculares, dor de garganta, dor abdominal, dor no peito, febre, tosse, fadiga, rouquidão, diarréia, falta de ar, confusão mental, perda de olfato e apetite