Fraqueza e dificuldade para falar: recuperação Pós-Covid tem muitas complicações

Dificuldade de engolir ou de falar após uso de respirador e fraqueza muscular são alguns dos sintomas citados por sobreviventes da doença

Foto: Governo do Estado de São Paulo
Aplicação da primeira dose da vacina Coronovac no Hospital das Clínicas de São Paulo

Milhares de pessoas afetadas pelo novo coronavírus (Sars-coV-2) de formas graves e que sobrevivem enfrentam um novo desafio após sair do hospital: a repuração. Muitos relatam dificuldades para superar sintomas residuais , além de algumas sequelas que podem persistir por meses ou pelo resto da vida.

“Não se trata apenas de: ‘Passei momentos terríveis no hospital, mas graças a Deus estou em casa e tudo vai voltar ao normal’ ”, disse o dr. David Putrino, diretor de inovação do processo de reabilitação do Mount Sinai Health System de Nova York. "E sim de: ‘Passei momentos terríveis no hospital e, sabe o que? O mundo continua em chamas. Eu preciso encarar isto e ao mesmo tempo tentar encarar o que era a minha vida anterior’”.

Ainda é muito cedo para dizer como será a recuperação para estes pacientes. Questionado sobre o assunto, o dr. Zijian Chen, diretor da equipe médica do novo Centro para Cuidados Pós- Covid-19 , disserta. 

"São muitos. Os pacientes podem sair do hospital com cicatrizes, danos ou inflamações que ainda não sararam nos pulmões, coração, rins, fígado ou outros órgãos. E isto pode causar uma série de problemas, por exemplo, urinários ou do metabolismo". Com informações do The New York Times .