Queda leve de casos de Covid-19 não é para comemorar, diz Opas

Vítimas da doença causada pelo novo coronavírus nas Américas correspondem a 64% dos mais de 770 mil óbitos registrados em todo o mundo

Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo
Pedestres circulando pela Av. Paulista em meio à pandemia de Covid-19

O diretor-assistente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, afirmou nesta terça-feira (18) que a leve tendência de queda no número de casos confirmados da Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), na pandemia não é motivo para comemoração. Segundo o diplomata, a diminuição em alguns países na América Latina não significa melhora efetiva.

"Há países que começaram, ao menos nas últimas duas semanas, a demonstrar tendência discreta de redução no número de casos, mas não há nada para se comemorar", disse Barbosa durante coletiva de imprensa do braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas.

Ainda de acordo com Barbosa, os países do continente devem continuar trabalhando e aplicando as medidas recomendadas por autoridades sanitárias e especialistas para atingir a supressão da transmissão comunitária do novo coronavírus.

Na última semana, o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da entidade, Marcos Espinal, afirmou que, embora dados da doença no Brasil indiquem um achatamento da curva, não há consistência nos registros por conta da falta de testes realizados.

O boletim divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil, nas estatísticas oficiais, está próximo das 110 mil mortes pela Covid-19. O consórcio de veículos da imprensa, no entanto, aponta que essa quantidade já foi atingida, com um total de 110.019 vítimas. Os casos confirmados são 3.411.872.

Nesta terça-feira, Barbosa também explicou que, muitas vezes, os números referentes a uma nação não refletem o que está acontecendo internamente. Isso porque um estado ou região pode apresentar diminuição de casos enquanto outro enfrenta aumento.

Ele recomendou que as autoridades nacionais avaliem a situação da pandemia por localidades menores para, inclusive, aplicar medidas com mais precisão.