Unicef quer estocar mais de um bilhão de seringas para vacinas contra Covid-19

Fundo afirma que campanha mundial de vacinação deve ser "maior tarefa da humanidade"

Foto: Agência O Globo
Falta de seringas pode ser obstáculo na vacinação da Covid-19

A preocupação com outros insumos, além do imunizante, que garantam a vacinação em massa contra Covid-19 já é uma realidade. Nesta segunda-feira (19), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou que seja armazenar um bilhão de seringas para vacinas até o fim do ano que vem, com o objetivo de evitar atrasos em campanhas de vacinação.

De acordo com Henrietta Fore, diretora geral da Unicef, "vacinar o mundo contra a Covid-19 será, em breve, uma das maiores tarefas da humanidade". Por isso, ela explica que o objetivo deve ser organizar todos os recursos para que uma campanha possa ocorrer o mais rapidamente e com menor custo possível.

Ainda segundo o fundo, mais de 500 milhões de seringas já estarão "posicionadas de antemão até o final do ano", o que - ainda segundo Fore - seria suficiente para dar uma volta e meia ao redor do planeta.

Todas as possíveis vacinas contra a Covid-19 ainda passam por testes. Embora muitos imunizantes estejam em estágios avançados de avaliação em humanos, nenhum recebeu autorização para campanha de distribuição em massa até agora.