Passageiros que chegam do Reino Unido no Brasil serão monitorados, afirma Anvisa

Agência brasileira adotou medidas de precaução em voos que chegam do país, após detecção de nova variante da Covid-19

Passageiros que chegam do Reino Unido no Brasil serão monitorados, afirma Anvisa
Foto: O Dia
Passageiros que chegam do Reino Unido no Brasil serão monitorados, afirma Anvisa

Após autoridades sanitárias detectarem uma variante da Covid-19 no Reino Unido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite de segunda-feira que passará a adotar medidas de precaução em voos que cheguem da localidade, entre elas o monitoramento dos passageiros, que será feito pela Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde.

A primeira ação de fiscalização ocorreu ainda ontem, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e também ocorrerá no aeroporto de Guarulhos (SP). De acordo com a Anvisa, antes da chegada da aeronave ao Brasil, a agência articulou com outros órgãos do governo a "adoção imediata de medidas de controle sanitário".

Ontem, autoridades do governo passaram o dia num jogo de empurra sobre a tomada de uma decisão em relação aos voos que chegam do Reino Unido.

Continua após a publicidade

Segundo a nota oficial da Anvisa, fiscais sanitários fizeram leitura de mensagem sonora no voo e fiscalização no interior da aeronave, antes do desembarque. Além disso, também orientaram passageiros e tripulantes sobre o monitoramento dos viajantes em solo brasileiro e solicitaram informações sobre os passageiros e tripulantes à empresa aérea.

De acordo com a Anvisa, o Ministério da Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, irá contatar os viajantes "para monitoramento das condições de saúde e direcionamento aos serviços de atenção à saúde, bem como a adoção das medidas de prevenção e controle da Covid-19".

As autoridades sanitárias também fizeram monitoramento dos procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronave e acompanhamento do trânsito dos passageiros até a área de imigração, orientando o distanciamento social e evitando a aglomeração. Segundo a Anvisa, nenhum passageiro ou viajante declarou ter sintomas da Covid-19.