Ministério da Saúde negocia compra de 63 milhões de doses da vacina da Moderna

Cronograma da pasta prevê que 13 milhões de unidades devem ser entregues até dezembro deste ano

Foto: Pixabay/Creative Commons
Por enquanto o Plano Nacional de Imunização no Brasil é executado com doses da CoronaVac e da vacina de Oxford

O Ministério da Saúde está negociando a compra de 63 milhões de doses da vacina da Moderna para serem entregues até janeiro de 2022. Desse total, o cronograma da pasta prevê que 13 milhões de unidades devem chegar até dezembro deste ano e 1 milhão até julho.

De acordo com o documento, que foi obtido pela agência de notícias Reuters, ainda é feita a estimativa de que as primeiras 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer devem chegar até o final de maio. O contrato com a biofarmacêutica americana é para um total de 100 milhões de doses e está na fase final de negociação.

Ao todo, em contratos já firmados, contratações futuras e tratativas, o Ministério da Saúde prevê receber até o final do ano 575,9 milhões de doses de vacinas dos mais diversos laboratórios, sendo que 161 milhões delas são de doses de laboratórios com quem a pasta ainda está em tratativas.

O cronograma do ministério foi entregue na tarde desta quinta-feira (4) pelo secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, a senadores que participam de uma sessão para discutir as ações da pasta no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Senadores pedem pressa no programa de imunização brasileiro devido ao avanço no número de contaminações pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nesta quarta-feira (4), dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde mostram que o Brasil registrou 1.910 mortes pela Covid-19 . Esse foi o maior número registrado em um dia desde o início da pandemia.

Nos estados, a situação é tão grave que a maioria deles já estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados. Em São Paulo e Rio de Janeiro, os governadores já decretarem medidas mais restritivas de circulação durante as madrugadas.

Até agora, o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde é executado somente com duas vacinas, a Coronavac, do Instituto Butantan, e a vacina de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já liberou o registro definitivo da vacina da Pfizer, mas o governo federal ainda não conseguiu comprá-la.