Cidade de SP vai concentrar pacientes com Covid para garantir fluxo de oxigênio

Anúncio da mudança na logística ocorre após 10 pacientes serem transferidos de uma UPA na Zona Leste de SP por problemas no fornecimento de oxigênio

Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM
Cidade de SP vai concentrar pacientes com Covid para garantir fluxo de oxigênio

O secretário municipal da Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou, neste sábado (20), que a Prefeitura está "mudando a logística" e concentrando pacientes com  Covid-19  nos dois "hospitais-catástrofe" do município, no Jabaquara e em Itaquera, para garantir o abastecimento de oxigênio.

"Nós estamos mudando toda a logística, concentrando nossos pacientes de Covid-19 nos grandes hospitais, para que a gente possa ter um abastecimento constante de oxigênio", disse o secretário, em entrevista ao SP1, da TV Globo.

A mudança na postura vem após a transferência de  10 pacientes de uma UPA na Zona Leste durante a madrugada deste sábado (20) por uma falha no abastecimento de oxigênio do local.

Para atender a demanda por oxigênio, que cresceu 121% na cidade, o secretário ainda disse que a prefeitura pediu ajuda à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para o empréstimo de mais cilindros. Segundo ele também, o município está se preparando para montar um esquema distribuição com caminhões para garantir que todo o sistema municipal receba o insumo.

Segundo a White Martins, empresa fornecedora do insumo para a rede pública e privada, em janeiro, o volume diário de oxigênio consumido foi de 75 mil metros cúbicos na cidade de São Paulo. Nesta última quarta-feira (17), o volume atingiu a marca de 166 mil metros cúbicos por dia.

Situação crítica no estado 

Pelo menos 54 cidades do estado estão com o estoque de cilindros de oxigênio em estado crítico, segundo um levantamento do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems/SP) divulgado neste sábado (20).

Dos 654 municípios do estado, 69 responderam ao questionamento sobre a falta de cilindros de oxigênio no levantamento do Cosems/SP.